Início Brasil Barroso autoriza abertura de novo inquérito para investigar Temer

Barroso autoriza abertura de novo inquérito para investigar Temer

10

Presidente é suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto no setor de portos

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro na edição de um decreto no setor de portos.

“A ninguém deve ser indiferente o ônus pessoal e político de uma autoridade pública, notadamente o Presidente da República, figurar como investigado em procedimento dessa natureza”, afirma Barroso na decisão.

“Mas este é o preço imposto pelo princípio republicano, um dos fundamentos da Constituição brasileira, ao estabelecer a igualdade de todos perante a lei e exigir transparência na atuação dos agentes públicos”, pondera o ministro, segundo blog do Matheus Leitão, do portal G1.

Barroso foi sorteado como relator do caso nessa segunda-feira (11). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi quem pediu a investigação. Ele também já havia solicitado que o processo fosse distribuído a outro ministro da Corte que não Edson Fachin, relator da Lava Jato, por considerar que o caso não tem ligação com os fatos apurados na força-tarefa.

Segundo as investigações, Temer teria agido, junto com Rodrigo Rocha Loures, para beneficiar a Rodrimar, empresa especializada em comércio exterior e que opera em Santos (SP).

A acusação se deu após a delação da JBS. Em uma das gravações, Rocha Loures aparece em conversa telefônica com Michel Temer. No diálogo, ocorrido no dia 4 de maio e gravado com autorização judicial, o presidente fala sobre alteração de regras para a concessão da exploração de portos.

Notícias ao Minuto

Comentários

comentários

Carregar mais em Brasil

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Jovem de 17 anos morre ao sofrer choque elétrico em celular ligado na tomada

Garota foi encontrada desacordada pela avó. Os fones do aparelho, que estavam nos ouvidos,…