Início Lifestyle Coalhada fresca ou seca podem ser consumidas puras ou como acompanhamento de pratos

Coalhada fresca ou seca podem ser consumidas puras ou como acompanhamento de pratos

40
Versátil e saborosa, a coalhada pode ser saboreada pura, com azeite a pão sírio ou até como acompanhamento de pratos.

Com apenas 103 calorias em 100 gramas, a coalhada pode, além de conferir um sabor especial, agregar às receitas, nutrientes como cálcio e proteína. Aliada da alimentação saudável, tanto as frescas, como a em pasta, podem ajudar a restaurar a flora intestinal, auxiliar no combate àosteoporose e ainda contribuir no ganho de massa muscular.

A coalhada nada mais é do que o leite fermentado, bem semelhante ao processo de produção do iogurte. No processo de fermentação, a gordura, os minerais e as vitaminas são preservados, mas a lactose, açúcar do leite, é reduzida, melhorando sua digestão.

O tradicional restaurante sírio-libanês Arabesco, localizado em Perdizes, conta com várias sugestões de pratos como, por exemplo, a coalhada com pepino e kibe assado (29,50). A coalhada fresca pura e gelada, servida com mel de laranjeira sai por (10,50) e a coalhada seca, acompanhada de pão sírio (26,95).

De acordo com Beto Isaacrestauranteur da casa, “a coalhada fresca pode substituir o leite em todas as vitaminas com frutas e em algumas receitas de bolos e massas”.

Veja como fazer a coalhada em casa:

Coalhada Fresca

Ingredientes

1 litro de leite integral
2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de preparo

Colocar o leite numa panela, levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir, aproximadamente, 45º C (trata-se de uma temperatura quente, quase morna, porém suportável). Este será o ponto ideal para fazer a coalhada.

À parte, diluir o coalho em um pouco de leite morno e, posteriormente, juntar ao restante. Mexer bem com uma concha da seguinte forma: mergulhar a concha no leite, levantá-la e, do alto, verter o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repetir o procedimento algumas vezes. Repouse a vasilha da coalhada, em local protegido do vento, preferencialmente embrulhada em uma toalha, até o dia seguinte ou por 8 horas.

Rendimento: 1 Litro – 4 porções     

Tempo de preparo: 8 horas

Dificuldade: Fácil

 

Arabesco

O restaurante fundado em 1987, mantém a proposta de apresentar peculiaridades da cozinha sírio-libanesa. Suas maiores características são os pratos produzidos por meio de receitas familiares, o que cativou a fidelidade dos clientes. O cardápio é o grande segredo do Arabesco.  O restaurante de Beto Isaac tem como preocupação fazer com que às receitas sejam idênticas de sua avó. Por isso, não altera os temperos e proporciona aos clientes e a comunidade árabe mais saudosista, pratos fiéis aos produzidos em determinadas regiões do Líbano e da Síria. Endereços: rua Dr. Homem de Mello, 494 – Perdizes e av. Paulista, 1765 – Edifício Scarpa.

Comentários

comentários

Carregar mais em Lifestyle

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Governador do Estado de São Paulo anuncia compensação financeira para municípios com presídios

Projeto de lei foi citado por Márcio França (PSB) durante evento sobre desenvolvimento reg…