Início Mundo Congo tem nova epidemia de ebola confirmada pela OMS: 17 morreram

Congo tem nova epidemia de ebola confirmada pela OMS: 17 morreram

478
Entidade diz já estar em contato com o governo do país e outros parceiros para colocar em prática o sistema que conteve a doença em 2017

A República Democrática do Congo tem novo surto do vírus ebola em Bikoro, na província de Equateur. A epidemia foi confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira (8/5). De cinco testes realizados em pessoas com a suspeita da doença dois foram confirmados como positivos.

De acordo com a OMS e o governo do país, em um comunicado, até agora foram registrados 21 casos de febre com sinais hemorrágicos e 17 mortes, uma taxa de letalidade de 80%. A organização e o governo congolês estão em contato, e buscando outros parceiros, para colocar em prática o sistema usado em 2017, considerado, pelo entidade, um modelo de sucesso na contenção da doença.

“Nossa prioridade no momento é fazer Bikoro trabalhar com o governo do Congo e parceiros para reduzir a perda de vidas e o sofrimento relacionado a esse novo surto de ebola” afirma o dr. Peter Salama, diretor-geral adjunto de Emergência, Preparação e Resposta a Emergências da OMS. Segundo ele, “responder de forma rápida e coordenada é vital para conter essa doença fatal”.

O surto de 2017
A última epidemia do vírus no Congo ocorreu no ano passado, no norte do país, e foi contida rapidamente graças a esforços de várias parceiras com o governo congolês e a OMS. Segundo especialistas, o combate foi efetivo devido ao fato de as autoridades locais terem anunciado logo os casos suspeitos. Apenas 24h depois do alerta, a OMS designou mais de 50 especialistas para trabalhar em estreita colaboração com o governo.

A taxa média de fatalidade do ebola é de cerca de 50%. Animais selvagens são os responsáveis por transmitir o vírus aos seres humanos. Mas a doença se espalha entre pessoas por transmissão direta, de humano para humano. (Com informações da OMS)

Comentários

comentários

Carregar mais em Mundo

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Lideranças dos caminhoneiros dizem que país vai virar um caos nesta sexta-feira (25)

Paralisação segue por tempo indeterminado em todo o Brasil O presidente da Associação Bras…