Início Cidade Cultura promove exposição e sarau em homenagem ao saudoso “João Brilhante”

Cultura promove exposição e sarau em homenagem ao saudoso “João Brilhante”

73

E m alusão aos 69 anos de emancipação político-administrativa de Presidente Epitácio, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, realizou hoje, quarta-feira, dia 14, a abertura da exposição e sarau “João Brilhante”.

Com a participação de centenas de alunos das escolas “Antônio de Carvalho Leitão”, “18 de Junho”, “Mércia Maria Pretti Soares” “E.E. Orlando Drumond Murgel” e “Waldyr Romeo da Silveira” a exposição foi aberta e os presentes ao adentrarem o anfiteatro que leva o nome do homenageado, puderam conferir uma exposição composta de peças, fotografias e obras que contam a história do escritor e poeta epitaciano João Brilhante e toda sua trajetória.

Para dar início ao Sarau, o epitaciano Luiz Lemes, amigo do homenageado, lembrou com muito carinho de João Brilhante, contando como foi o início de sua amizade e toda a historia dos dois em Presidente Epitácio.

Logo em seguida com a participação dos alunos das escolas acima citadas, foram realizadas apresentações teatrais, musicais, declamações de poemas, jogral e cordel, utilizando as obras do homenageado.

Prestigiaram a abertura do evento, a prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan; o vereador, Hevair Luiz; o secretário Frank Celestino de Oliveira, da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

O evento segue até sexta-feira, dia 14, e tem como objetivo fazer um resgate da história de Presidente Epitácio, levando ao conhecimento dos alunos os moradores ilustres que fizeram história no município.

 

João Brilhante Júnior

O escritor e poeta epitaciano, João Brilhante Júnior teve suas músicas gravadas num LP de Dinal e Dorival e também é autor das músicas gravadas num CD falando sobre o Festival Nacional de Pesca. Ele é autor do Hino do Festival Nacional de Pesca e Hino do Município de Panorama.

 

Hoje empresta seu nome ao anfiteatro da Orla Fluvial, gostava de compor canções e fazer poemas que retratavam as belezas e as lendas do Rio Paraná. Um grande poeta que soube representar muito bem o nome da Estância Turística de Presidente Epitácio em todo o Brasil. Além de poeta João Brilhante Júnior era um excelente músico e tocava nada menos que sete instrumentos.

Comentários

comentários

Carregar mais em Cidade

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Vice-presidente dos EUA virá ao Brasil na próxima semana

Mike Pence fará visitas a Brasília e a Manaus O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike P…