Início Destaque Cura do Câncer: Pesquisadores descobrem composto que imobiliza célula do câncer e impede metástase

Cura do Câncer: Pesquisadores descobrem composto que imobiliza célula do câncer e impede metástase

48

U ma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22), revela novas possibilidades para impedir que o câncer se espalhe para outras áreas do organismo.

Em estratégia inédita, os cientistas mudaram a lógica do combate contra o câncer e “congelaram” a célula cancerígena para que ela não se movimentasse. Anteriormente, as pesquisas se concentravam em uma forma de matar o tumor.

 

“O movimento é a chave. Se as células cancerígenas se espalharem por todo o seu corpo, elas vão tirar sua vida. Podemos tratar, mas esse movimento vai tirar sua vida”, diz em nota Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OHSU Knight Cancer (EUA).

Os primeiros testes foram realizados com a molécula KBU2046, composto que inibiu o movimento de células do câncer em quatro diferentes tipos de células do câncer humanas: câncer de mama, próstata, colorretal e pulmão.

O KBU2046 se liga a proteínas das células de forma específica para somente impedir o movimento. Não há uma outra ação sobre as estruturas celulares, o que diminui os efeitos colaterais e a toxicidade. “Levamos anos para descobrir”, comemora, em nota Karl Scheidt, professor de química e farmacologia da Universidade de Northwestern.

A ideia dos pesquisadores é que a droga possa ser administrada em cânceres iniciais para diminuir ao máximo que o tumor se espalhe para o resto do corpo e o paciente tenha um tumor intratável no futuro.

A estimativa é de que serão necessários dois anos e US$ 5 milhões para que os primeiros testes sejam realizados em seres humanos.

Com G1.

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Centrão chega a acordo para apoiar Alckmin

A aliança deve mudar a correlação de forças da eleição, dando a Alckmin capilaridade e o m…