Início Destaque Dezembro Laranja Dermatologista alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

Dezembro Laranja Dermatologista alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

26
Saiba como prevenir o câncer de pele – Campanha Dezembro Laranja

Dezembro é o mês da Campanha ao Combate de Câncer de Pele. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença é uma das que mais ocorrem no Brasil, cerca de 175 mil novos casos ao ano.

Segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça, que participará de uma campanha com atendimento gratuito promovido pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, no próximo dia 02/12, das 9h às 15h, várias instituições no país se mobilizarão com programas de prevenção e conscientização da doença. “É importante falar do câncer de pele, alertar a população sobre os riscos que a queimadura solar pode causar no DNA celular da pele deixando a pessoa suscetível à doença no futuro”, alerta a dermatologista.

Os três tipos de câncer de pele são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, sendo o terceiro o mais perigoso, uma vez que é o que mais leva a óbito as pessoas. Os sintomas mais comuns são mancha vermelha, pinta que mudou de cor, pinta que começou a coçar, uma bolinha que está crescendo e coçando, ou até mesmo uma ferida que está há certo tempo no corpo, forma uma casquinha e nunca cicatriza.

Para cada tipo de câncer de pele existem tratamentos específicos. O melanoma geralmente envolve cirurgia, radioterapia, quimioterapia e linfadenectomia. Já os outros cânceres também podem ser tratados com cirurgia ou por tratamentos à base de medicação.

“A prevenção é a principal medida para coibir o mal. As pessoas devem sempre usar protetor solar quando estiver exposto ao sol, reaplicar várias vezes com fatores altos e evitar o horário que o sol está mais quente. O ideal é antes das 9h da manhã e após as 17h.

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Jovem de 17 anos morre ao sofrer choque elétrico em celular ligado na tomada

Garota foi encontrada desacordada pela avó. Os fones do aparelho, que estavam nos ouvidos,…