Início Destaque Dezembro Laranja Dermatologista alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

Dezembro Laranja Dermatologista alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

17
Saiba como prevenir o câncer de pele – Campanha Dezembro Laranja

Dezembro é o mês da Campanha ao Combate de Câncer de Pele. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença é uma das que mais ocorrem no Brasil, cerca de 175 mil novos casos ao ano.

Segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça, que participará de uma campanha com atendimento gratuito promovido pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, no próximo dia 02/12, das 9h às 15h, várias instituições no país se mobilizarão com programas de prevenção e conscientização da doença. “É importante falar do câncer de pele, alertar a população sobre os riscos que a queimadura solar pode causar no DNA celular da pele deixando a pessoa suscetível à doença no futuro”, alerta a dermatologista.

Os três tipos de câncer de pele são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, sendo o terceiro o mais perigoso, uma vez que é o que mais leva a óbito as pessoas. Os sintomas mais comuns são mancha vermelha, pinta que mudou de cor, pinta que começou a coçar, uma bolinha que está crescendo e coçando, ou até mesmo uma ferida que está há certo tempo no corpo, forma uma casquinha e nunca cicatriza.

Para cada tipo de câncer de pele existem tratamentos específicos. O melanoma geralmente envolve cirurgia, radioterapia, quimioterapia e linfadenectomia. Já os outros cânceres também podem ser tratados com cirurgia ou por tratamentos à base de medicação.

“A prevenção é a principal medida para coibir o mal. As pessoas devem sempre usar protetor solar quando estiver exposto ao sol, reaplicar várias vezes com fatores altos e evitar o horário que o sol está mais quente. O ideal é antes das 9h da manhã e após as 17h.

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

A suposta imagem que circula sobre o ataque de piranhas em Epitácio é de 2016

Para esclarecimentos sobre o possível ataque de piranhas no parque o Figueiral, uma imagem…