Início Mundo Mudança de Pyongyang pode ser armadilha

Mudança de Pyongyang pode ser armadilha

47

Coreia do Norte aceita conversar com Coreia do Sul em reunião na terça-feira

O que parece uma mudança radical na diplomacia norte-coreana e uma esperança para a distensão podem ser apenas uma armadilha para Washington e Seul, destacam os especialistas convencidos de que Pyongyang procura minar uma aliança que já dura 70 anos.

Após dois anos de impasse devido à aceleração dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte, a situação evoluiu abruptamente, ao ponto de os representantes do Norte e do Sul se encontrarem na próxima terça-feira para as primeiras discussões em dois anos.

Em seu discurso de Ano Novo, o líder norte-coreano Kim Jong-Un afirmou que tinha o “botão nuclear” ao alcance dos dedos a todo momento. Mas surpreendeu com um gesto de abertura, propondo enviar em fevereiro uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang.

Uma reviravolta de 180 graus do líder norte-coreano, que até então ignorava os esforços diplomáticos do presidente sul-coreano Moon Jae-In.

Desde então, o processo se acelerou: Seul propôs negociações, o Norte e o Sul reconectaram sua linha telefônica, Washington e Seul decidiram adiar seus exercícios militares e Pyongyang aceitou nesta sexta-feira organizar um encontro.

Curiosamente, a Coreia do Norte – que ameaça regularmente reduzir Seul a cinzas – desta fez se dirigiu respeitosamente ao “presidente” Moon. Alguns duvidam das boas intenções de Pyongyang, que poderia aproveitar a ocasião para atingir a relação entre Seul e Washington.

O Tempo

Comentários

comentários

Carregar mais em Mundo

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

CCZ registra 7 casos de leishmaniose em humanos na cidade de Presidente Epitácio

Órgão diz que falta de cuidado da população é um dos motivos; Saúde municipal, no entanto,…