Início Destaque O Big Bang da doença de Alzheimer “: os cientistas identificam o momento em que esta doença começa

O Big Bang da doença de Alzheimer “: os cientistas identificam o momento em que esta doença começa

27
Esses pesquisadores descobriram como uma proteína saudável muda sua forma para se agrupar com outras similares e gerar coágulos prejudiciais.

C ientistas da Universidade do Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, descobriram exatamente quando a doença de Alzheimer começa: quando uma proteína saudável se torna tóxica antes de formar coágulos fatais no cérebro.

Um estudo publicado em 10 de julho na revista eLife, lança nova luz sobre as transformações pelas quais as moléculas de tau passam antes de se aglutinarem para formar trombos, uma descoberta catalogada como “o Big Bang da doença de Alzheimer”.

Até agora, considerou-se que estas proteínas só poderiam causar danos do agrupamento com outras semelhantes. No entanto, esses especialistas refutaram essa crença depois de extrair e isolar espécimes de um cérebro humano.

Os pesquisadores determinaram que essas partículas nocivas criam trombos que destroem os neurônios quando expõem uma parte que eles normalmente dobraram para dentro e aderiram a outras proteínas tau.

Esta informação permitirá a criação de novas estratégias para conseguir a detecção precoce com base em tratamentos que estabilizem essas moléculas antes que o paciente sofra as consequências devastadoras da doença.

Assim, a intenção é desenvolver um teste clínico capaz de detectar um nível perigoso de proteínas tau no sangue ou no líquido espinhal, além de criar um composto que bloqueie sua neurodegeneração à medida que elas se acumulam.

Por RT em espanhol

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Centrão chega a acordo para apoiar Alckmin

A aliança deve mudar a correlação de forças da eleição, dando a Alckmin capilaridade e o m…