Início Cidade O Controle de Vetores de Presidente Epitácio intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

O Controle de Vetores de Presidente Epitácio intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

64

O Controle de Vetores de Presidente Epitácio – Covepe,  está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, principalmente através de visitas domiciliares.

As ações estão sendo desenvolvidas todas as quintas-feiras envolvendo cerca de 60 agentes comunitários, oito agentes de endemias e seis agentes visitadores, realizando conscientização para eliminação de criadouros do mosquito.

“Não há como realizar o trabalho de prevenção dessas doenças, dengue, leishimaniose, chikungunya e zika vírus, sem a participação da população. Basta que uma casa deixe de realizar a limpeza para que a larva do Aedes se desenvolva”, alerta um dos agentes que participam dos trabalhos.

Na quarta-feira, dia 3, foi iniciado o levantamento da Avaliação de Densidade de Larvas (ADL) do mosquito Aedes Aegypti, cujo resultado norteará o planejamento das ações referentes ao ano de 2018.  As ações visam, principalmente, à diminuição dos índices de recipientes contaminados com ovos e larvas do mosquito Aedes Aegypti.

Conforme dados do Covepe, foram notificados de 1º a 31 de dezembro de 2017, 143 casos suspeitos de dengue, sendo 132 casos negativos, quatro casos positivo de dengue clássica e um caso positivo importado, sendo que seis ainda estão sendo aguardados resultados. Ainda de acordo com a estatística, o Covepe constatou a diminuição de 96% dos casos de dengue de 2017 em comparação ao ano de 2016.

Especialistas do setor ressaltam que é importante que a população saiba que, além do trabalho realizado pelo poder público, os cidadãos são responsáveis pela limpeza de seus quintais e mesmo pela produção e “guarda” do lixo produzido em suas casas e/ou estabelecimentos comerciais, até o momento do descarte do lixo, que deve estar devidamente embalado para ser recolhido.

Comentários

comentários

Carregar mais em Cidade

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

PF prende deflagra operação contra fraudes do INSS em São Paulo

A Policia Federal (PF), juntamente com a Inteligência Previdenciária, Advocacia-Geral da U…