Início Sem categoria Preservar o meio ambiente também é coisa de criança

Preservar o meio ambiente também é coisa de criança

80

Despertar a consciência ecológica na criançada desde cedo, é fundamental para que tenhamos um futuro sustentável. É claro que nós, mamães e papais, somos peças fundamentais nesse processo. Afinal de contas, uma boa educação começa em casa, certo? De forma complementar, vem a escola.

Ensinar aos nossos filhotes a separar os lixos, a não desperdiçar e consumir de forma consciente são algumas das iniciativas que estão em nossas mãos para ajudá-los a construir um entendimento, desde cedo, sobre as temáticas ambientais. O mais legal é que tudo pode ser feito brincando.

Confira abaixo algumas dicas que busquei de especialistas lendo sobre o assunto:

Reciclagem

Coloque seu filhote no comando da coleta do lixo reciclável. Deixe que elas separem esses itens dos orgânicos. Uma coisa super lúdica que pode ser feita é aproveitar as caixas para construir novos objetos: casinhas, bonecas, árvores. Além de reciclar, você ainda está incentivando a criatividade da criança.

Games ecológicos

Existem diversos joguinhos online que despertam a criança para a importância de cuidar do meio ambiente. Incentive-a a jogá-los nos momentos de lazer. Outra atividade interessante é criar um quiz para testar e ensinar novos conhecimentos de sustentabilidade ao seu filhote.

Corrida no banho

Você sabia que se conseguir encurtar o tempo de banho em sua casa por apenas um ou dois minutos, economiza até 150 litros de água por mês? Cronometre o tempo da criançada no chuveiro e ofereça recompensa quando ela conseguir cumprir a meta: 15 minutos no máximo!

Espalhe bilhetinhos

Coloque bilhetinhos, por escrito, em locais estratégicos lembrando da importância de cuidar do meio ambiente. No espelho do banheiro, você pode escrever pedindo para fechar a torneira enquanto eles escovam os dentes. Na lixeira, para separar os orgânicos dos recicláveis.

Doe um brinquedo e faça outra criança feliz

Periodicamente, sente com a criança para organizar o armário. Separe brinquedos e roupas que ela não usa mais, e explique que os mesmos podem ser aproveitados e fazer a alegria de outras crianças. Combata o desperdício Quando a criança pedir algo para comer, ressalte a importância de juntos analisar o tamanho da fome, a quantidade de comida que será servida. O objetivo é que seu filho coma para se sentir satisfeito, evitando, assim, desperdícios. Afinal de contas, tem muita gente passando fome no mundo.

Fonte Vida pós parto

Comentários

comentários

Carregar mais em Sem categoria

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Vice-presidente dos EUA virá ao Brasil na próxima semana

Mike Pence fará visitas a Brasília e a Manaus O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike P…