Início Brasil Primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios de 2018, surpreende com um aumento nominal significativo

Primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios de 2018, surpreende com um aumento nominal significativo

36

Foi creditado no dia 10 de janeiro de 2018, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do FPM referente ao 1º decêndio do mês que será de R$ 2.624.431.100,83, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos, isto é, incluindo a dedução do Fundeb, o montante é de R$ 3.280.538.876,04.

De acordo com os dados do FPM, o 1º decêndio de janeiro de 2018 comparado com mesmo decêndio de 2017 teve um aumento de 10,78% em termos nominais, ou seja, comparando os valores sem considerar os efeitos da inflação.

O valor real do repasse do 1º decêndio de janeiro em relação ao mesmo decêndio de 2017 apresentou um aumento de 8,49% levando em conta as consequências da inflação.

Mas não se iludam, os primeiros meses do ano são sempre melhores de arrecadação, por conta de fatores macroeconômicos que alteram a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e também do Imposto sobre a Renda (IR), principais componentes do Fundo.

A despeito do aumento os gestores devem ficar atentos e organizar as finanças municipais nesse momento de instabilidade política após a crise enfrentada nos últimos anos, uma vez que o FPM oscila ao longo do ano, influenciado por fatores macroeconômicos que alteram a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e também do Imposto sobre a Renda (IR), principais componentes do Fundo.

O FPM é abastecido com uma parte do que é arrecadado pela União com impostos, e o caixa de 2018 deve ser sobrecarregado por conta dos reajustes ocorridos beste início de ano, como o piso dos professores e o salário mínimo.

Lembremos que o FPM é o recurso principal de transferência do governo federal para as cidades, e ele foi 3,8% menor em 2017.

Veja o Comunicado decendial da primeira cota de 2018 da STN

Veja o levantamento completo aqui

Fonte  CNM

Comentários

comentários

Carregar mais em Brasil

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Escola Adelino Chuba é arrombada e furtada duas vezes em apenas uma semana

A Escola Adelino Chuba  de Presidente Epitácio, estava sem o zelador patrimonial C riminos…