Início Lifestyle Saiba como lavar corretamente as frutas, verduras e legumes

Saiba como lavar corretamente as frutas, verduras e legumes

16

A nutricionista Karla Vilaça, sócia-diretora da Nutrenza, explica a forma correta de limpar os alimentos

Pode até parece um assunto banal, mas higienizar corretamente os alimentos é extremamente necessário. Se você acha que passar uma “aguinha” na fruta antes de comer já é o suficiente, está enganada.

A água, por si só, não garante a eliminação de sujeiras. Portanto, é preciso prestar atenção para evitar doenças como toxoplasmose (especialmente perigosa para as grávidas, pois pode afetar o bebê), giardíase e ascaridíase (causadas por parasitas, dão mal-estar, vômito e diarreia).

A nutricionista Karla Vilaça, sócia-diretora da Nutrenza, revelou para a revista ‘Viva Mais’, como limpar corretamente os

alimentos: “Primeiramente, vamos separar os vegetais em dois grupos: os que serão submetidos ao calor ou que terão a casca retirada e os que serão consumidos crus ou com casca”.

Numa segunda etapa, a nutricionista explica a divisão dos grupos: “No primeiro grupo, no caso das folhas, separe as que estão murchas ou queimadas e jogue-as fora. Lave as demais, uma a uma, em água corrente para tirar toda a sujeira e, só então, prepare da maneira escolhida (refogada, cozida etc). Já no caso das frutas, lave bem em água corrente e retire a casca.

O mesmo vale para os legumes. O segundo grupo já é mais complexo: as folhas devem ser limpas conforme falei acima, mas há um porém: como não serão submetidas ao calor, devem ser mergulhadas em uma bacia com água e hipoclorito”.

Sobre o produto, Karla avisa que não precisa se desesperar para encontrar a solução: “O hipoclorito é uma solução de cloro que encontramos pronta nos supermercados. Basta colocar algumas gotinhas na água – seguindo o que o fabricante recomenda –, deixar de molho por alguns minutos e lavar em água corrente ao final do processo. Isso serve para os legumes e as frutas também. Mas, atenção, não retire a casca da maçã, os cabinhos do morango ou as uvas dos cachos, por exemplo, antes de deixá-las de molho neste produtinho”.

Muitas pessoas estão acostumadas a usar o vinagre ou o bicarbonato de sódio para limpar os alimentos, mas são eficazes? “Eles não são capazes de eliminar as bactérias de forma eficaz. Aí surge uma outra questão: podemos usar água sanitária para higienizar os vegetais?

Até podemos, mas não é o ideal. Se não tiver outra opção, leia o rótulo para checar se a água sanitária não contém hidróxido de alumínio em sua composição e lave bem o alimento com bastante água corrente após deixá-lo de molho.

Mas quer um conselho de amiga? Use o hipoclorito. Mais prático e seguro, ele ainda ajuda a eliminar o agrotóxico na superfície dos vegetais”, conclui.

Notícias ao Minuto

Comentários

comentários

Carregar mais em Lifestyle

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Jovem de 17 anos morre ao sofrer choque elétrico em celular ligado na tomada

Garota foi encontrada desacordada pela avó. Os fones do aparelho, que estavam nos ouvidos,…