Início TECH Vida extraterrestre: empresa quer chegar a Saturno antes da NASA

Vida extraterrestre: empresa quer chegar a Saturno antes da NASA

19

Caso realmente se confirme que existe vida em Encélado, uma lua natural de Saturno, será algo à escala microbiana

Uma empresa privada pode chegar a Encélado, uma lua natural de Saturno, primeiro que a NASA. Isso porque no local pode haver oceanos subterrâneos sob a sua crosta congelada – águas essas que poderiam ter temperaturas favoráveis à existência de algum tipo de vida.

De acordo com o Canal Tech, caso realmente se confirme que existe vida em Encélado, será algo à escala microbiana. Mas ainda assim, este seria um marco sem precedentes na história do nosso universo.

A Breakthrough Prize, fundação lançada em 2015 pelo milionário russo Yuri Milner, com a ajuda do astrofísico Stephen Hawking e do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, tem como foco o objetivo declarado de procurar vida extraterrestre.

Desde os tempos do SETI, programa lançado nos anos 80, e das sondas gémeas Voyager, que a NASA procura sinais de vida extraterrestre – e inúmeras missões da agência espacial norte-americana têm procurado desde então algum indício que nos permita saber se estamos ou não sozinhos no Universo.

Enquanto os projetos da NASA consideram a possibilidade de se perfurar a superfície do satélite até que as sondas atinjam a camada oceânica, o projeto da Breakthrough Prizeirá analisar o apenas o conteúdo da água “cuspida” para o espaço pelos géiseres recentemente descobertos na superfície do satélite.

Em 2015, dados da sonda Cassini, da NASA, revelaram a presença de moléculas de hidrogênio no líquido expelido por estes géiseres, e isso poderia ser um sinal de que as águas de Encélado seriam favoráveis à existência da vida como a conhecemos.

Tudo indica que a agência espacial norte-americana não conseguirá chegar à lua de Saturno na próxima década – caso em que o projecto de Yuri Milner poderia desbravar o caminho e ajudar a NASA em missões posteriores.

Notícias ao Minuto

Comentários

comentários

Carregar mais em TECH

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Jovem de 17 anos morre ao sofrer choque elétrico em celular ligado na tomada

Garota foi encontrada desacordada pela avó. Os fones do aparelho, que estavam nos ouvidos,…