Cuidar da saúde e se manter saudável são atitudes importantes para todos nós, não é verdade? E para conscientizar a população sobre a importância de priorizar os aspectos do nosso dia a dia que afetam diretamente nossa qualidade de vida – como alimentação e prática de atividades físicas –  o dia 05 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde.

E ter saúde não significa a ausência de doenças. Ser saudável significa ter boas práticas alimentares, exercitar-se regularmente e dedicar-se ao cuidado não só do corpo, mas da mente também. Ter saúde é estar com a parte física e psicológica em dia e isso é importante para todos, e para quem tem Fibrose Cística não é diferente.

Pensando nisso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística preparou 6 dicas para você cuidar melhor da sua saúde e ter mais qualidade de vida. Confira!

1. Alimente-se bem!

Cuidar da sua alimentação e seguir uma dieta balanceada é um fator importante para se manter saudável. É muito comum que as pessoas com Fibrose Cística precisem seguir dietas hipercalóricas e hiperproteicas para conseguir ganhar peso mais facilmente, por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para a definição do que será melhor para cada caso. Aproveite para conferir as Receitas Hipercalóricas disponibilizadas pelo Unidos pela Vida. Basta clicar aqui para ter acesso à várias receitas que lhe ajudarão a variar o cardápio do dia a dia.

2. Exercite-se!

Praticar atividades físicas regularmente faz bem para a saúde de todos nós, principalmente para as pessoas com Fibrose Cística. Exercitar-se ajuda na melhora da função pulmonar e eleva o ganho de força e resistência, além de auxiliar na desobstrução das vias aéreas e na prevenção da perda de massa óssea. Por isso, escolha o exercício que você mais gosta e comece a ter mais saúde! Clique aqui e conheça mais sobre a Equipe de Fibra, projeto que faz parte do programa de incentivo à atividade física do Unidos pela Vida!

3. Os cuidados com a higiene precisam ser uma prioridade!

Os riscos de contaminação com germes podem ser diminuídos se você optar por seguir alguns cuidados básicos com a sua higiene. Lave suas mãos com água e sabão várias vezes ao dia e use em abundância e tenha sempre por perto álcool em gel. Além disso, evite ficar em lugares fechados e opte por espaços bem ventilados. Assim, as chances de contaminação por bactérias, vírus e fungos são menores.

4. Ser organizado é fundamental!

Realizar todas as etapas necessárias para a adesão adequada ao tratamento para a Fibrose Cística pode ocupar bastante tempo de quem tem a doença e também das pessoas que vivem ao seu redor. Por isso, inserir todos esses procedimentos de uma forma organizada em sua rotina diária pode fazer toda a diferença e evitará que essas etapas atrapalhem as outras atividades que você realiza diariamente. Planeje-se, principalmente quando for se deslocar para outros lugares. O ideal é sempre levar os medicamentos com você e avaliar se é melhor realizar as etapas antes ou depois do compromisso. Além disso, você também pode colocar lembretes diários em seu celular ou computador para não esquecer de realizar os procedimentos.

5. A adesão ao tratamento é importante para a melhora na sua saúde!

A partir do momento que você optar por ser mais organizado com as etapas que fazem parte dos cuidados para a Fibrose Cística, aderir ao tratamento será muito mais fácil. E qual é a consequência de uma boa adesão ao tratamento? A melhora na sua saúde e qualidade de vida! A gente sabe que todas as etapas podem ocupar muito tempo do seu dia, mas é importante ter em mente que cada uma dessas fases são fundamentais para que você se mantenha o mais saudável possível, sempre seguindo as recomendações dos profissionais da saúde que fazem o seu acompanhamento.

6. Cuide da sua mente!

Cuidar da sua saúde mental e do seu bem estar é essencial, assim como cuidar do seu corpo. Por isso, o Psicólogo é um dos profissionais que integra a equipe multidisciplinar de tratamento para a Fibrose Cística. Sempre que tiver dificuldades para lidar com algum assunto relacionado à doença que afete seu dia a dia e relacionamentos, comece a sentir sentimentos incômodos, como ansiedade e tristeza, ou simplesmente precise de alguém para conversar, procure o Psicólogo. Ele poderá lhe ajudar a manter a sua saúde mental em dia, aumentar seu bem estar e qualidade de vida. Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui e confira nossa série especial Bem Estar e Fibrose Cística: cuidando do corpo e da mente.

Seguindo essas dicas do Unidos pela Vida, você pode ter mais saúde e qualidade de vida. Aproveite para incentivar toda a sua família a também optar por uma rotina mais saudável. Mas não se esqueça: em caso de dúvidas, procure seu médico e equipe de saúde. Eles poderão lhe ajudar a avaliar de que forma essas dicas podem ser seguidas para que você tenha mais saúde!

(unidos pela vida)

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Estilo de Vida
.