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Alerta: Procon orienta consumidores quanto ao “Black Friday 2018”

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No dia 28 de novembro, em Presidente Epitácio diversos estabelecimentos comerciais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos. É mais uma edição brasileira da “Black Friday”. Assim, é necessário observar algumas dicas para que o consumidor evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas:

Evite compras por impulso: avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim;

Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores.

Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na “Black Friday”; Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.); Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.

  • Consulte a lista da Fundação Procon (www.procon.sp.gpv.br) de sites não recomendados e não caia em armadilhas.
  • Não utilize computador, tablet ou smartphone de terceiros para efetuar compras pela internet, proteja os seus dados.
  • Se for efetuar pagamento via boleto, fique atento: verifique se o endereço do site é iniciado com https:// (que é um indicativo de segurança da página. Além disso, mantenha programas de anti-vírus e firewall atualizados. Pois, se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra.
  • Se possível, escolha pagar à vista, assim você evita comprometer o seu orçamento para os próximos meses.
  • Em que pese a informação de que o produto está sendo vendido e entregue por um parceiro, o titular do site de vendas é responsável solidariamente pela venda, face a expectativa gerada ao consumidor que acessou o site da empresa para concretizar o negócio.
  • Atente-se ao preço do frete, pois o mesmo pode variar em diversos sites e, por vezes, acabam tornando o valor final da compra maior ainda que o preço do produto originalmente seja maior que o do concorrente.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, deverá contatar o Procon para análise de sua documentação e possível abertura de procedimento administrativo. A Fundação Procon manterá meios de reclamação e denúncia: Formulário para reclamações disponível no site entre 22/11/2018 (quinta) até 28/11/2018 (quarta); Atendimento telefônico pelo 151: dia 22/11 das 19 às 0hs; dia 23/11 das 8 às 20 horas.

Procon de Presidente Epitácio/SP, está localizado a rua São Paulo, n° 5-45, no Complexo Administrativo, informações pelo telefone: (18) 3251-8000.

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