Início Mundo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru saem da UNASUL

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru saem da UNASUL

72
Seis países anunciaram que estão deixando o bloco de integração regional.

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru anunciaram a suspensão de sua participação, por período indeterminado, na União das Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Essas seis nações são metade dos países que compõem o bloco. De acordo com fontes citadas pela Reuters, a razão para a queda é que o organismo regional está à deriva no âmbito da actual presidência pro tempore da Bolívia, que apenas assumiu o cargo em 17 de Abril, nas mãos de Argentina.

Abandono foram relatadas à Bolívia através de uma carta enviada ao chanceler boliviano Fernando Huanacuni assinado por seus homólogos dos seis países, que dizem que a decisão responde à necessidade urgente de resolver o estatuto de organização sem líder .

Bolívia não recebeu notificação
Huanacuni, que estava visitando sexta-feira na sede da Unasul, no meio do mundo, a norte de Quito (Equador), disse que não recebeu qualquer notificação oficial dos ministros das Relações Exteriores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia , Paraguai e Peru.

Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira, ele disse que uma reunião extraordinária de Ministros das Relações Exteriores dos Estados membros será convocada em maio próximo, antes de uma reunião no mais alto nível presidencial.

Nesta reunião, entre outras coisas, será discutida a situação da Secretaria-Geral da UNASUL, que está vaga desde janeiro de 2017, quando Ernesto Samper deixou o cargo.

Nesta semana, o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que dará mais dinamismo à UNASUL e que, durante seu mandato com o bloco regional, trabalhará para promover “uma identidade sul-americana por meio da harmonização de políticas que promovam o trânsito livre”. em todos os países da América do Sul, “com os quais, disse ele,” os mais beneficiados serão os povos sul-americanos “.

Por RT em Espanhol

Comentários

comentários

Carregar mais em Mundo

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida presidencial com 20%, diz Ibope

Candidato do PSL é seguido por Marina Silva (12%), Ciro Gomes (9%) e Geraldo Alckmin (7%);…