Início Destaque Biotecnologia, aprenda a controlar o diabetes bebendo café

Biotecnologia, aprenda a controlar o diabetes bebendo café

49
Algumas células inseridas no corpo emitem uma dose necessária de insulina no sangue no momento exato em que são ativadas pela cafeína.

T omar uma xícara de café após o café da manhã e outra após o lanche pode ser suficiente para os diabéticos manterem o nível de glicose sob controle. No entanto, não é que a bebida tenha um efeito imediato sobre o diabetes, mas que a cafeína é uma ferramenta que ativa as células produtoras de insulina implantadas anteriormente no corpo.

 

A nova tecnologia foi desenvolvida por uma equipe científica suíça, que no momento só a aprovou em dez ratos de laboratório. Os animais, com diabetes tipo 2 induzido, implantaram algumas células renais humanas, projetadas e ‘treinadas’ para produzir insulina.

Além disso, eles adicionaram um receptor para administrar a droga quando a cafeína estava presente no sangue.

Um artigo publicado esta semana na revista Nature resume os resultados deste experimento, que pode ser considerado promissor. Os camundongos, é claro, não bebiam o café em xícaras, mas inadvertidamente ingeriam misturado com a comida. A produção induzida de insulina foi suficiente para garantir que os níveis de açúcar permanecessem estáveis.

Os cientistas esperam que sua invenção possa ser extrapolada um dia para pacientes humanos e ressalte que nos últimos anos “a demanda por melhores indutores progrediu rapidamente”. De acordo com os dados coletados, pequenas quantidades de cafeína de outros produtos não relacionados ao café não ativariam o sistema. E eles também garantem que o risco de liberações acidentais de uma dose de insulina é insignificante.

Os autores enfatizam que a cafeína não é tóxica, é fácil de produzir, está presente apenas em bebidas específicas e seu consumo é comum em todo o mundo. Por outro lado, o artigo deixa claro que os efeitos de seu uso para ativar as células inseridas são conseguidos através da modificação genética.

Por RT em espanhol

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Torneio de Pesca esportiva em Epitácio vai premiar barcos e motores.

A prefeitura de Presidente Epitácio está programando para os dias 23 a 25 de novembro a re…