Início TECH Eles encontram um buraco negro ‘monstruoso’ que devora uma massa igual à do Sol a cada dois dias.

Eles encontram um buraco negro ‘monstruoso’ que devora uma massa igual à do Sol a cada dois dias.

242
O gigantesco quasar possui uma luminosidade superior à de uma galáxia inteira e emite uma quantidade de luz ultravioleta e raios X que podem destruir toda a vida existente na Terra.

E specialistas da Escola de Astronomia e Astrofísica da Universidade Nacional da Austrália descobriram o buraco negro com a maior velocidade de expansão que é conhecida e que devora uma massa equivalente ao Sol a cada dois dias, informa o site oficial. da instituição.

A investigação desse fenômeno remonta à ‘idade das trevas’ do universo, há mais de 12 bilhões de anos, quando o gigantesco buraco negro, também considerado quasar, já tinha um tamanho 20.000 milhões de vezes maior que o do Sol, segundo estimativas. os astrônomos.

 

Luminosidade monstruosa
“Se tivéssemos esse monstro localizado no centro da Via Láctea”, o buraco negro seria percebido da Terra como “dez vezes mais brilhante que a lua cheia” e sua luz radiante cobriria “todas as estrelas do céu”, indicou ele. Dr. Christian Wolf, o principal autor do estudo.

A grande luminosidade do quasar, superior à de uma galáxia inteira, deve-se ao fato de que cresce em alta velocidade e consome diariamente uma enorme quantidade de gases, gerando um alto nível de fricção e calor. Assim, se localizada perto da Terra, sua luz ultravioleta abrasiva e suas emissões de raios X tornariam a vida impossível em nosso planeta.

Alvorecer do universo
O quasar foi descoberto pelo telescópio SkyMapper da Escola de Astronomia e Astrofísica da Universidade Nacional da Austrália, que detectou a luz desse fenômeno astronômico em uma faixa próxima ao infravermelho, com a ajuda do satélite Gaia da Agência Espacial Européia. .

A descoberta de um buraco negro “que adquiriu tamanho tão grande e com tal velocidade durante a idade precoce do universo” poderia ser muito útil para investigar a formação de elementos nas galáxias mais jovens, concluiu o Dr. Wolf.

Por RT em espanhol

Comentários

comentários

Carregar mais em TECH

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Após sequestrar filhos, pai e crianças são achados mortos em matagal

Raí Santos, 23 anos, pegou os meninos na creche, após brigar com a ex-companheira. Ele tin…