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Em busca da felicidade: cinco passos simples para viver melhor

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A consultora de bem-estar Charlotte Wiseman compartilhou com a publicação Mirror Online cinco passos para viver melhor e ser feliz

V ocê está sempre cansado, mentalmente esgotado e desmotivado? Não se desespere porque não está sozinho – aliás, um estudo britânico aponta que cerca de 75% da população não vive plenamente, mas sim em ‘modo de sobrevivência’.

No entanto, não temos apenas notícias ruins. Várias pesquisas conduzidas nos últimos 20 anos revelam que os indivíduos têm mais controle sobre a sua mente e bem-estar do que normalmente se dão conta.

Do mesmo modo que podemos nos alimentar bem e exercitar mais para prevenir lesões e doenças físicas, também podemos treinar a nossa saúde mental, indica a especialista. Dessa forma, se estará menos susceptível a sofrer de estresse, ansiedade e até depressão.

Veja os cinco passos, sugeridos por Wiseman, que se deve seguir para se sentir mais feliz:

Escreva aquilo pelo qual está grato

Devido à velocidade e à intensidade da vida moderna, muitos indivíduos acabam por se concentrar não no presente, mas sim naquilo que esperam fazer a seguir e a focar-se no que não vai tão bem ou não exatamente como esperavam.

Esta ‘velocidade’ faz com que muitos não estejam atentos aos acontecimentos mais positivos. Reserve cinco minutos à noite, antes de ir para a cama, para escrever três coisas que aconteceram nesse dia e pelas quais está grato.

Conecte-se

Estudos recentes salientam que o isolamento impacta imensa e negativamente no bem-estar.

A falta de interação social pode levar a problemas do sono, aumentar os níveis de estresse e consequentemente o risco de desenvolvimento de depressão.

Se você ainda não está convencido, então fique sabendo que os cientistas identificam a solidão como um fator de risco para a saúde de igual proporção ao consumo de tabaco.

Alongue

Pesquisas apontam que alongar entre três a quatro vezes por dia ajuda a reduzir o estresse, a sensação de falta de energia, melhora a digestão e os padrões de sono, além de contribuir para a manutenção saudável das articulações e da espinha.

Energize a mente

Consuma uma dieta com alto teor de carboidratos (composta sobretudo por alimentos integrais e vegetais), que incluam gorduras essenciais (frutos secos, sementes e peixes gordos) e aminoácidos (encontrados nos ovos, carne de peru, aveia e bananas) de modo a otimizar a saúde mental.

Seja mais consciente de você mesmo

A prática de Mindfulness consiste em centrar-se no presente, ao invés de permanecer ‘preso’ a pensamentos sobre o passado ou acerca do futuro.

Esta atividade pode reduzir o estresse, promover a capacidade de resolução de problemas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono e contribuir para uma vida mais saudável e feliz.

Programe o despertador para três minutos e sente-se de olhos fechados num lugar confortável.

Traga a sua atenção para a respiração e esteja atento onde ela é aparente. Quando a sua mente divagar para outras coisas – e isso irá acontecer rapidamente – repare nessa distração e foque-se novamente na respiração e assim sucessivamente, durante três minutos.

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