A Escola Municipal de Educação Infantil – Emei “Cativa-me”, desenvolve em Presidente Epitácio a primeira etapa da educação infantil com crianças na faixa etária até 3 anos e 11 meses e está integrada ao Sistema Municipal de Educação. Tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento pleno e integral das crianças na primeira infância.
Recentemente foi realizado com as crianças da sala do Maternal II A, no período da manhã, atividade de técnica de pintura com Garfo com a professora: Daniela do Amaral e seu Auxiliar de Desenvolvimento Infantil – ADI Conrado Felipe.
De acordo com a pedagoga Daniela, a pintura na educação infantil além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, é também uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima, desenvolvendo assim novas formas através da imaginação. Nos moldes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) as atividades exploraram os seguintes campos de experiências: (EI02TS02) utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. (EI02CG05) desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear entre outros. (EI02ET01) explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa e tamanho). (EI02EF03) demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
A atividade foi iniciada com a leitura do livro: Pedro vira porco espinho, da autora Janaina Tokitaka, onde conta a história de um menino comum que vai levando a vida em suas rotinas de criança. Porém, quando uma dessas coisas não acontece como ele espera, Pedro virar porco-espinho. Com uma metáfora sutil e divertida sobre as transformações do humor e as sensações que experimentamos na vida – que muitos pais podem chamar de “birra” ou “manha”, o livro convida o pequeno leitor a refletir sobre a origem dos sentimentos. Após a apreciação da leitura a professora mostrou para as crianças imagens de como é um porco espinho de verdade, em seguida uma roda de conversa explicando a técnica de pintura, na sequência trabalhou individualmente com cada criança para reproduzirem seu porco espinho.
Hoje a Emei Cativa-me, conta com 143 crianças matriculadas, é composta de uma equipe docente e profissionais de apoio qualificados, com proposta educacional coerente e atenta às crianças, enquanto exploram e brincam garantindo os cuidados necessários à segurança e amadurecimento saudável.
A E.M.E.I. Cativa-me está localizada na rua Salvador nº: 2-10 centro, tem como diretora: Elaine Reis Monteiro e coordenadora pedagógica: Vânia Maria Sousa Aragão.