
X
Polícia Federal dos Estados Unidos, em conjunto com outras agências de segurança, desmantelou uma rede de tráfico de armas de fogo operada por brasileiros no estado de Massachusetts. Ao longo de uma investigação que durou um ano, iniciada em 2024, foram apreendidas cerca de 110 armas, incluindo pistolas, rifles, rifles de cano curto e espingardas, além de quantidades de fentanil e munições destinadas ao tráfico.
A operação resultou na acusação de 18 cidadãos brasileiros, a maioria sem status legal nos Estados Unidos, que teriam traficado essas armas principalmente de regiões como Flórida e Carolina do Sul para Massachusetts.
As autoridades alegam que parte dessas armas estava ligada a atividades de gangues, incluindo a organização transnacional brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores do Brasil e da América Latina, conhecida por crimes violentos como assassinatos, roubos armados e tráfico de drogas, além de gangues locais menores, como “Tropa de Sete” e “Trem Bala”.
Esse caso destaca a colaboração entre agências federais, estaduais e locais para combater o tráfico ilegal de armas e o crime organizado, visando proteger as comunidades locais. Os acusados enfrentam penas que podem chegar a até 15 anos de prisão por posse de armas por imigrantes ilegais, ou até 5 anos por comércio de armas sem licença, além de deportação após o cumprimento de eventuais sentenças.
Mario Nawfal/X