Ampliar a segurança nas escolas e garantir que a comunidade escolar tenha um ambiente seguro para estudar e trabalhar. Esses são os propósitos do pacote de políticas públicas que o Governo de SP apresentou nesta manhã de quinta-feira (13)
Os anúncios foram feitos na escola estadual Thomazia Montoro, que foi totalmente revitalizada para receber os estudantes após um recesso antecipado de duas semanas. Confira as novidades!
Entre as medidas está o investimento de R$ 240 milhões na contratação de 550 psicólogos e 1.000 seguranças privados para as escolas estaduais. Outras ações incluem a criação de um botão de acionamento prioritário no aplicativo 190 e o reforço no policiamento e na Ronda Escolar.
A nova contratação do programa Psicólogos na Educação já está em andamento. Serão 600 mil horas de atendimento presencial.
Já os seguranças contratados vão ser alocados em escolas que serão definidas pela Secretaria da Educação junto com a equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva.
Dentro do Conviva, 5 mil professores, um por escola, terão jornada de 10 horas semanais exclusivas para ações do programa em suas unidades.
O novo aplicativo da Placon, plataforma para o registro de ocorrências das escolas, vai contar com informações integradas sobre Educação, Segurança Pública, Justiça e Saúde.
A
vai criar um botão de acionamento prioritário para escolas, no aplicativo 190, por onde os estudantes também vão poder fazer denúncias de forma anônima.
O policiamento nos entornos das escolas também vai ser reforçado com novas estratégias e ampliação da ronda escolar.
Outra iniciativa é a criação do programa Segurança Escolar, que vai colocar de forma permanente um policial em cada escola.
O objetivo do governo é ampliar a segurança nas escolas e garantir que a comunidade escolar tenha um ambiente seguro para estudar e trabalhar.