O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou nesta terça-feira (20) o programa “Alfabetiza Juntos SP”, com a meta ambiciosa de alfabetizar 90% das crianças da rede pública do estado até o final de seu mandato, em 2026.
O programa foi apresentado pelo secretário da Educação, Renato Feder, durante o seu lançamento. Feder destacou que a meta de 90% é realista e alcançável, embora a intenção seja atingir a totalidade dos alunos. Atualmente, apenas 64% dos alunos do 2° ano sabem ler e escrever.
O investimento previsto para o programa é de cerca de R$ 500 milhões e será baseado em quatro pilares: material pedagógico, formação continuada de professores, avaliação e monitoramento, e premiação para escolas que alcançarem a meta, com um montante total de R$ 200 milhões.
Para que o ‘Alfabetiza Juntos SP’ se torne uma política pública, o governador assinou um projeto de lei que precisa ser aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa. Atualmente, 1,4 mil escolas estaduais atendem crianças de 6 a 10 anos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e farão parte do programa.
O secretário Renato Feder ressaltou a importância da união de todos os 645 municípios do estado para o sucesso do programa, destacando que o objetivo é construir um estado com crianças fluentes na leitura. Ele enfatizou que o ‘Alfabetiza Juntos SP’ é mais do que uma ação do governo atual, sendo uma política pública de estado com foco no aluno e que deve perdurar ao longo dos anos.
Gazeta Brasil