Início Mundo Incêndio em Portugal já dura 7 dias e está fora de controle; imagens

Incêndio em Portugal já dura 7 dias e está fora de controle; imagens

18
Fogo forçou a evacuação de mais de uma dezena de localidades, em Silves, durante a noite de quarta-feira

O ‘inferno’ começou, na serra de Monchique, região do Algarve, sul de Portugal, na última sexta-feira (3) e ainda não tem previsão para ter fim. O forte vento e as temperaturas extremas que assolaram Portugal no último fim de semana ajudaram na progressão das chamas. Agora a preocupação é que as chamas atinjam Silves. Até o momento, são 36 feridos, sendo um em estado grave.

“Nós víamos as chamas a descer, a descer. Olhe, foi aflição que não tem tamanho. As chamas eram tão altas, tão altas, que tivemos de fugir todos daqui. Foi por um triz”, descreveu à agência Lusa Felicidade Cravo, habitante de Enxeirim,  ainda com receio de que um foco de incêndio, que, entretanto, tinha começado atrás de um monte próximo, voltasse a aproximar-se das habitações.

Durante a noite de quarta-feira, o fogo obrigou a retirada de mais de 100 pessoas de uma dezena de cidades. Segundo autoridades locais, os habitantes deslocados pernoitaram num pavilhão da Escola EB 2,3 João de Deus.

O prefeito de Monchique, Rui André, disse à agência Lusa que “só há pouco tempo” conseguiram acalmar as “regiões mais quentes” em três cidades da região que levantam “alguma preocupação”.

“O empenhamento e dedicação dos bombeiros foram fundamentais, apesar das condições muito adversas no terreno. Temos ventos muito fortes, há umidade alta, mas os ventos fortes dificultam o trabalho dos operacionais”, afirmou o autarca.

Segundo o responsável, nas últimas horas houve uma “evolução favorável”, mas mantém-se o “estado de alerta constante” no terreno.

Na imagem acima é possível ver os momentos de pânico que os portugueses da região tem vivido nos últimos dias.

Notícias ao Minuto

Comentários

comentários

Carregar mais em Mundo

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida presidencial com 20%, diz Ibope

Candidato do PSL é seguido por Marina Silva (12%), Ciro Gomes (9%) e Geraldo Alckmin (7%);…