Início Lifestyle Kombucha: descubra o que é e como fazer a bebida do momento

Kombucha: descubra o que é e como fazer a bebida do momento

10
Probiótico é feito a partir da fermentação do chá e conquista cada vez mais adeptos da alimentação saudável

K ombucha é a bebida do momento para quem adere à alimentação saudável. O probiótico milenar é produzido a partir da fermentação do chá preto, mas também pode ser feito com chá verde, branco, hibisco e mate. Rico em nutrientes e vitaminas, a bebida é natural e excelente para a sáude.

Os probióticos são organismos compatíveis com a flora intestinal humana, que atuam de forma benéfica no nosso organismo. A bebida oferece ainda vitaminas do complexo B e K. Para fazer em casa, é preciso ter apenas 1 colônia de kombucha (também denominado scoby), 100 ml do líquido que fica com a colônia, 1 litro de chá adoçado, 1 pote de pelo menos 1 litro para fermentar com a boca larga, 1 garrafa de 1 litro para envase, e especiarias e frutas a gosto para saborizar.

Para fazer, basta adicionar o scoby ao chá adoçado em temperatura ambiente e mais o starter. Cubra o pote com um pano elástico e deixe em temperatura ambiente ao abrigo da luz e do calor por alguns dias. Dependendo da temperatura, a kambucha pode levar de 5 a 15 dias para ficar pronta (que deve ser bem menos doce do que no início) e frizante. Prove a bebida a cada dois dias para ver a mudança. Quando fermentar, extraia 90% do líquido para outra garrafa e adicione as especiarias que desejar: hortelã, cravo, cardamomo, gengibre, canela, zimbro, frutas, etc. Feche bem a garrafa e deixe fechada por um dia (cuidado que ela irá pegar pressão, por conta dos probióticos). Abra a garrafa, reserve na geladeira e beba gelado. Consuma em até 10 dias. Os 10% de kombucha restantes e o scoby, faça outra leva de bebida.

Caso você não possa fazer a kombucha por um tempo, adicione 500 ml de chá ao scoby e deixe por até dois meses em local fresco. Se por acaso o sabor do chá ficar muito acético (sabor de vinagre), despreze 90% do chá e recomece deixando fermentar por menos tempo. A kombucha nunca pode ficar descoberta, pois moscas de frutas são atraídas pelo cheiro e podem contaminar a colônia e o líquido sempre deve estar em temperatura ambiente, pois do contrário poderá matar a colônia. Se ela mofar, jogue fora, esterilize tudo e comece de novo.

Notícias ao Minuto

Comentários

comentários

Carregar mais em Lifestyle

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Justiça põe Haddad no banco dos réus por R$ 2,6 mi de empreiteira

A  Justiça de São Paulo abriu ação penal contra o ex-prefeito Fernando Haddad(2013/2016) p…