Está marcado para o dia 21 de setembro, em Presidente Epitácio, o lançamento de um livro que deve retratar a história de uma tradição que muito tem a ver com as famílias de toda a região e que, para todas elas, é sinônimo de fé, devoção e carinho. Isso porque, aos 85 anos, o tibiriçaense/epitaciano, Wilson Cruz, publicará a obra intitulada “Festa de Nossa Senhora dos Navegantes – 70 anos de História”, com a abordagem histórica, fatos e curiosidades da tradicional procissão fluvial que acontece todos os anos no Rio Paraná, unindo na oportunidade os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Eu nasci na beira do Rio Paraná praticamente, ajudei a criar essa festa tão linda, pois estive na reunião que originou ela, e que ocorreu pela primeira vez em 2 de fevereiro de 1948. Consegui juntar cerca de 50 horas de gravações somente da festividade, que para mim significa muito”, informa o autor do livro. Nascido em 1933, ele é conhecido pela cidade por ser um verdadeiro “museu vivo”, também por causa de seu acervo e por ter acompanhado todas as 70 procissões, que em 2019 ganhou a 71ª edição.

Como seu acervo não se resume a vídeos, ele resolveu juntar as memórias de tudo o que já viveu ao longo dessas décadas e acrescentar ainda as fotografias amadoras em um trabalho que ficou para lá de profissional. Para que nada ficasse de fora, o agora autor de livros afirma que os capítulos, divididos em 175 páginas impressas pela Gráfica Epitaciana, serão mistos com suas lembranças, fotos e um QR Code, que permitirá acesso aos vídeos da festividade por meio da tecnologia.

Sobre o poder da tradição e até mesmo uma curiosidade, vale destacar que Wilson, mesmo tendo se tornado espírita na década de 90, não deixou de participar das procissões, pois acredita que “a fé e a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes estão acima de qualquer religião”.

Serviço

O lançamento do livro deve ocorrer no dia 21 de setembro, em Presidente Epitácio, na histórica Vila/Porto Tibiriçá. O prédio escolhido foi o do Núcleo de Assistência e Desenvolvimento Social, na Rua Vital Brasil, 13-81. O conteúdo em vídeo já pode ser acessado no canal do EC Fluvial Tibiriçá no YouTube.

O Imparcial

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais por Gazeta Ribeirinha
Mostrar mais em Cidade e Região
.