O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, de autorizar as empresas que admitiram corrupção na Operação Lava Jato a renegociar seus acordos de leniência. A informação é do site g1.
De acordo com o portal, o Governo Lula está disposto a “abrir conversas para redefinir esses pagamentos levando em conta a capacidade das empresas privadas”.
As negociações podem envolver, de acordo com o site, “novas formas de pagamento das multas de empresas que admitiram corrupção em contratos com a Petrobras e outros órgãos do governo federal”.
Ontem (26), o ministro do STF André Mendonça suspendeu o pagamento das multas das empresas corruptas por 60 dias. Ele também deu o mesmo prazo para que as 11 empresas, incluindo a J&F, as empreiteiras UTC, Camargo Corrêa e Novonor (antiga Odebrecht), renegociem seus acordos com MP, AGU e CGU. O TCU e a PGR também acompanharão essa rediscussão.
O prazo também pode ser usado para redefinir os próprios termos dos acordos de leniência firmados pelas empresas. Neste caso, no entanto, será preciso aval do Judiciário.
Gazeta Brasil