Mais da metade dos consumidores vão reduzir os gastos com a ceia de Natal. Peru e espumante ficam de fora da celebração

Extra Pollyanna Brêtas

O encarecimento de preços — especialmente de alimentos, energia e combustíveis — e a disparada da inflação vão frear os gastos de boa parte dos consumidores nas festas de fim de ano. Um levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) revelou que mais de 50% das pessoas vão reduzir os gastos em relação ao mesmo período do ano passado. Com alta dos preços, o valor da ceia de Natal deve ficar entre R$100 e R$300.

O peru e o espumante, produtos tradicionais nesta época do ano, desta vez devem ficar de fora da maioria das celebrações, no estado.

Segundo o levantamento, o chester e o frango aparecem como os principais itens na lista de consumo deste ano, e foram citados por mais da metade dos entrevistados. Já o bacalhau, presente na ceia de 2020, não será presença tão frequente nas mesas deste Natal, segundo relatam 31% dos entrevistados. O peru, produto tradicional nesta época, também poderá passar longe das festividades: apenas 16% dos entrevistados confirmaram a compra da ave para a comemoração.

Inflação:

Para muitos, a celebração é sinônimo de brinde com espumante. Mas, neste Natal, o levantamento apontou que a bebida ficará de fora. Para 47,1% dos consumidores, a festa será regada a cerveja ou vinho (34,6%).Outros 37,9% dos consumidores indicaram que não pretendem gastar comprando nenhum tipo de bebida alcoólica.

A reunião também será pequena para 70% das pessoas, com, no máximo, 10 convidados. Para 24,6%, a festa contará com uma média de até 20 amigos e familiares. O levantamento ainda mostra que os custos com a ceia serão compartilhados entre as pessoas presentes na casa de 63% dos entrevistados.

Para Fábio Queiróz, Presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), a situação econômica levará as pessoas a fazer uma pesquisa de preços mais apurada antes das compras para as festas natalinas:

“O consumidor teve seu poder de compra reduzido esse ano e estamos acompanhando a alta dos preços nos itens natalinos, bastante impactada pela subida do dólar. É importante que o consumidor realize uma pesquisa para encontrar preços competitivos dos produtos que mais deseja para a ceia”, analisa Fábio Queiróz, Presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).

Para analisar o perfil de consumo e o comportamento dos clientes de supermercado no Natal, a sondagem ouviu mil consumidores entre os dias 27 e 28 de novembro.

 

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