Início TECH Nasa confirma existência de gelo nos polos da Lua

Nasa confirma existência de gelo nos polos da Lua

11
Estudos realizados anteriormente já haviam levantado a possibilidade da existência de gelo no satélite da Terra, mas o fato não tinha sido comprovado até então

A Nasa anunciou nessa segunda-feira (20) ter comprovado a existência de gelo na superfície dos polos da Lua. De acordo com a agência espacial, os depósitos de gelo estão distribuídos de forma irregular.

“Nas partes mais escuras e frias dos polos da Lua, depósitos de gelo foram encontrados. No polo sul, a maior parte do gelo está concentrada nas crateras lunares, enquanto no polo norte o gelo é mais vasto, e mais espalhado”, escreveu a Nasa no Twitter.

A equipe de pesquisadores que realizou a descoberta foi liderada por Shuai Li, da Universidade do Havaí e da Brown University. Os dados foram coletados com a ajuda da missão espacial não-tripulada Chandrayaan-1, nave enviada em 2008 pela  Espacial Indiana.


A missão carregou até o satélite o Moon Mineralogy Mapper (M3), instrumento da Nasa capaz de medir a forma que as moléculas absorvem a luz infravermelha, o que diferencia o líquido, do vapor e do gelo.

Ainda segundo a Nasa, a maior parte do gelo está localizada entre as crateras dos polos, onde as temperaturas não passam dos – 150ºC. Como explica o ‘G1’, devido à inclinação da Lua, a luz solar nunca atinge essas partes da superfície.

Estudos realizados anteriormente já haviam levantado a possibilidade da existência de gelo no satélite da Terra, mas o fato não tinha sido comprovado até então.

Notícias ao Minuto

Comentários

comentários

Carregar mais em TECH

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Universidade ordena cancelamento de evento do PT em suas dependências

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul ordenou o cancelamento do lançamento de um um …