Início Destaque NASA encontra evidências de que Júpiter hospeda “muito mais água” que a Terra

NASA encontra evidências de que Júpiter hospeda “muito mais água” que a Terra

25
A presença de água líquida implica a possibilidade de vida no maior planeta do sistema solar.

G ordon L. Bjoraker, um astrofísico do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, e sua equipe encontraram evidências da presença de água em Júpiter, de acordo com um artigo no Astronomical Journal.

A água foi detectada dentro da espessa atmosfera joviana, mais especificamente na gigantesca tempestade conhecida como a Grande Mancha Vermelha de Júpiter.

Os investigadores identificaram as assinaturas químicas da água quando se analisa os dados obtidos por dois telescópios terrestres: o instrumento iShell infravermelho telescópio NASA e espectrógrafo infravermelho próximo Keck 2, ambos localizados em Mauna Kea, Hawaii.

Companheiro Ádámkovics, um astrofísico da Universidade de Clemson que participou da pesquisa, explicou que a massa de Júpiter é mais de duas vezes maior do que a dos outros planetas do sistema solar em conjunto, de modo que “mesmo se você fosse um pequeno parte da água “na gigante de gás, isso significaria” muita água, muitas vezes mais água do que a que temos na Terra “, diz Eurek Alert.

Adamkovics acredita que a descoberta da água no planeta gigante tem duas implicações principais para a ciência:

A água pode ter um papel decisivo nos processos climáticos de Júpiter, ajudando os pesquisadores a entender mais profundamente a natureza da atmosfera turbulenta do planeta.
A presença de água líquida pressupõe a possibilidade de o planeta gigante abrigar vida. “Embora pareça improvável, a possibilidade de vida em Júpiter não está além do alcance de nossa imaginação”, explicou Adamkovics.

Por RT em espanhol

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Dodge vai pedir que Lula devolva fundo de campanha

Raquel Dodge disse que irá pedir o ressarcimento dos cofres públicos pelo dinheiro que o P…