M antendo sua tradição nas vertentes da preservação e da educação ambiental, a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Pontal Flora, disponibilizará um atrativo extra no período de realização da 42ª edição da Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (Faive 2018).

Além do tradicional estande, onde é mostrado ao público visitante da feira um pouco dos trabalhos desenvolvidos, bem como a comercialização de mudas arbóreas e plantas ornamentais (orquídeas, primaveras, etc.), para este ano, o presidente da entidade, José Alberto Mangas Pereira Catarino anuncia que haverá um bondinho, tracionado com trator, realizando passeio ecológico saindo do recinto de exposições até a sede da Pontal Flora. O passeio será oferecido gratuitamente.

“Já há alguns anos planejávamos uma ação de aproximar ainda mais o grande público visitante da Faive com a nossa Associação. Conseguimos este ano um bondinho junto ao empresário Leovaldo Franco e então poderemos colocar em prática esta atividade”, comenta Catarino. De acordo com ele, o público alvo será preferencialmente formado por estudantes, crianças e pré-adolescentes, mas ressalta ser o passeio aberto a todas as idades.

No itinerário, o bondinho ambiental adentrará a Pontal Flora, localizada vizinha ao Recinto de Exposições “Alfredo Ellis Neto”, e passará pelas dependências do viveiro da associação, podendo o público conhecer a rotina da entidade, desde o processo de semeio em tubetes, passando pelas fases de germinação, crescimento e rustificarão das espécies nativas e exóticas cultivadas, até o acondicionamento das mudas destinadas ao plantio em campo.

Também no passeio, os visitantes conhecerão o arboreto com mais de 80 espécies de árvores – muitas delas nativas da região -, a lagoa de captação de água para reuso na irrigação do viveiro e o equipamento conhecido por “simulador de chuvas”, onde é mostrado os efeitos e impactos das águas pluviais em terrenos com cobertura vegetal e com a total ausência desta. Todo o trajeto terá o acompanhamento de colaboradores da Pontal Flora.

“Com seus vinte e sete anos de existência, a Pontal Flora conquistou, ao longo deste período, ser considerada referência regional nas questões que envolvem não somente a preservação e a recuperação florestal, mas também na área de educação ambiental com o desenvolvimento de dezenas de cursos, debates, projetos e atividades afetas”, observa Catarino. “Com o bondinho firmaremos mais um passo para que a importância da preservação do meio ambiente se consolide nas mentes das pessoas e que esta temática seja algo realmente presente em suas vidas, visando maior conscientização para a construção de um futuro sustentável para a nossa cidade e região”, prevê o presidente da Pontal Flora.

Serviço – O bondinho ambiental funcionará entre os dias 04 e 12 de agosto, com quatro saídas diárias, sendo duas no período da manhã e duas a tarde. O tempo estimado do passeio é de 60 minutos. O estande da Pontal Flora, situado próximo aos pavilhões de gado, funcionará todos os dias da mostra agropecuária, entre às 17h e 22h.

Comentários

comentários

Carregar mais em Destaque

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Abalado, Zé Gotinha de Maracaju não aguenta mais piadas da internet

Jovem que usou fantasia não quer mais falar sobre o assunto A pelidos não faltaram na inte…