Início Brasil Ruralista Eunício Oliveira, do PMDB, é novo presidente do Senado

Ruralista Eunício Oliveira, do PMDB, é novo presidente do Senado

50

Parlamentar obteve por 61 votos, contra 10 do adversário, o parlamentar José Medeiros

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito presidente do Senado nesta quarta-feira (1º) por 61 votos, contra 10 do adversário, o parlamentar José Medeiros. A votação registrou, ainda, 10 votos em branco. Eunício sucede o mandato do colega de partido Renan Calheiros (AL).

Atualmente em seu primeiro mandato no Senado Federal, ele foi eleito pelo estado do Ceará e é o segundo parlamentar mais rico do Congresso, de acordo com a revista Veja. Ex-ministro das Comunicações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o senador é também empresário e agropecuarista. É casado e tem quatro filhos.

Eunício Lopes de Oliveira nasceu em 30 de setembro de 1952 no município de Lavras de Mangabeira (CE). Depois de se mudar para Fortaleza, militou no movimento estudantil e participou de manifestações populares contra a ditadura militar. Se formou em administração de empresas e em ciências políticas.

Sua trajetória política tem início em 1998, quando foi eleito presidente do diretório do PMDB no Ceará. No mesmo ano, ganha a eleição para deputado federal, sendo reeleito por duas vezes consecutivas.

Foi líder do PMDB na Câmara dos Deputados, partido que integra desde 1972. Eunício foi ministro das Comunicações entre 2004 e 2005, no governo Lula. Foi eleito senador em 2010, com 2,68 milhões de votos. É o atual líder do PMDB na Casa. Seu mandato termina em 31 de janeiro de 2019.

No Senado desde 2011, Eunício Oliveira já integrou as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS), de Constituição e Justiça (CCJ), de Ciência e Tecnologia (CCT), de Direitos Humanos (CDH), de Educação (CE), de Serviços de Infraestrutura (CI), Mista de Orçamento (CMO), entre outras. Com informações da Agência Senado.

Comentários

comentários

Carregar mais em Brasil

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

PRAINHA DA ORLA AGORA TEM PASSEIOS DE BARCO E BANANA BOAT

A  Full Time Viagens e Turismo lançou, na Estância Turística de Presidente Epitácio,  no s…