Sobe para 207 o número de mortos após descarrilamento de trens na Índia

Pelo menos 207 pessoas morreram no leste da Índia depois que dois trens de passageiros descarrilaram em um acidente que também envolveu uma colisão com um trem de carga, segundo autoridades, em meio a preocupações de que o número de vítimas aumentaria.

O acidente nesta sexta-feira (2) no distrito de Balasore, no estado de Odisha, deixou 900 pessoas feridas, disse Pradeep Jena, o principal funcionário público do estado.

Anteriormente, Sudhanshu Sarangi, diretor-geral do corpo de bombeiros do estado, disse: “Já recuperamos mais de 120 cadáveres”, acrescentando que o número de mortes “pode ​​subir”.

“Concluímos a evacuação dos feridos. Agora, é uma questão de localizar mais alguns cadáveres, que podem estar presos sob esses compartimentos”, disse Sarangi a repórteres no local.

Esperava-se que a vasta operação de busca e resgate, que envolveu centenas de bombeiros, policiais, médicos e cães farejadores, durasse a noite toda.

Jena o descreveu como um “acidente violento e trágico envolvendo três trens – dois de passageiros e um de carga”.

Equipes de busca estavam procurando por passageiros que estavam com medo de ficarem presos e estavam abrindo caminho entre os escombros para alcançá-los. As imagens mostraram dezenas de pessoas em cima dos vagões virados enquanto os socorristas usavam cortadores e realizavam a delicada tarefa de libertar os sobreviventes do metal retorcido dos vagões.

Jena disse que 500 a 600 equipes de resgate estavam no local, junto com 50 equipes de médicos, 200 ambulâncias e 30 a 40 ônibus para levar os sobreviventes a outros locais.

“A operação vai continuar a noite inteira. Esperamos que toda a operação de resgate e socorro seja concluída antes do amanhecer”, disse ele a repórteres, acrescentando que guindastes, torres de iluminação e elevadores hidráulicos estão sendo usados.

A causa do acidente está sendo investigada, disse Amitabh Sharma, porta-voz da Indian Railways. Os detalhes do acidente não ficaram imediatamente claros, nem a sequência dos eventos.

O Coromandel Express, que vai de Calcutá, no leste, a Chennai, no sul da Índia, descarrilou por volta das 19h (13h30 no horário de Brasília), com vários vagões caindo na pista oposta, segundo relatos locais. Acredita-se que outro trem de passageiros, o Yashwantpur-Howrah Superfast Express, vindo da direção oposta, tenha atingido os vagões virados.

Os dois trens de passageiros “tiveram um envolvimento ativo no acidente”, enquanto “o terceiro trem, um trem de mercadorias, que estava estacionado no local, também se envolveu no acidente”, disse Sharma à agência de notícias AFP.

 

Gazeta Brasil

 

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.