Versão pílula da vacina Covid-19 iniciará ensaio clínico em Israel

A versão em cápsula da vacina Covid-19 pode ser uma “virada de jogo” em países com uma baixa taxa de imunização, disse seu desenvolvedor.

A Oramed Pharmaceuticals, com sede em Jerusalém, recebeu aprovação do Tel Aviv Sourasky Medical Center para iniciar um ensaio clínico em 24 voluntários não vacinados para uma versão em cápsula de dose única de uma vacina que está sendo desenvolvida pela empresa indiana Premas Biotech.

A Oramed anunciou em março que havia testado sua pílula em porcos e que os animais haviam produzido anticorpos após administrá-la.

A empresa, que se especializou na criação de versões orais de medicamentos que geralmente são administrados por meio de injeção, também está atualmente conduzindo testes para sua cápsula de insulina oral para tratar o diabetes tipo 2. As vacinas Covid-19 existentes são administradas por meio de uma ou duas injeções.

 

O CEO da Oramed, Nadav Kidron, disse ao Times of Israel que o ensaio da vacina pílula Covid está previsto para começar no próximo mês, assim que obtiver a aprovação final do Ministério da Saúde.

Ele disse que a cápsula pode ser usada como um reforço contra a variante Delta, mais contagiosa.

“Nossa vacina oral, que não depende de uma cadeia de suprimento de congelamento profundo ao contrário de outras vacinas contra o coronavírus, pode significar toda a diferença entre um país ser capaz de sair da pandemia ou não”, disse Kidron, acrescentando que uma vacina oral poderia ser um “divisor de águas” em condados com baixa taxa de vacinação.

Por RT

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.