Início Cidade Wilson Cruz dá palestra aos alunos do programa Via Rápida/JEPOE

Wilson Cruz dá palestra aos alunos do programa Via Rápida/JEPOE

61

N o último sábado (9), no período da manhã, os beneficiários bolsistas do programa Via Rápida/JEPOE receberam a visita ilustre do historiador Wilson Cruz, em mais uma aula do Curso de Qualificação Profissional de Turismo. Sr. Wilson – lenda viva, aos 85 anos – contou histórias da navegação, da fundação e do turismo da Estância Turística de Presidente Epitácio.

 

Com sua memória brilhante, falou desde a fundação da cidade em 1907, passeando pelas aventuras da navegação no Rio Paraná, dos desafios enfrentados pelos primeiros navegantes que lutavam contra o desconhecido, até Guaira-PR e suas lindas sete quedas – as maiores cachoeiras do mundo em volume de água com 13.300 m³/segundo, sendo o dobro de volume d’água das Cataratas do Niagara na divisa EUA/Canadá e treze vezes mais caudalosas que as Victoria Falls na Zâmbia.

“Os alunos, mais uma vez, foram surpreendidos com as informações recebidas e somente o tempo irá revelar a importância de tudo o que estão vivenciando”, comentou professora Paulina, da Empresa executora do curso.
No período da tarde, os alunos visitaram o píer e a prainha da orla fluvial com os instrutores Antonio Carlos Ferraz e Sidinéia Luz, empresários do turismo da Estância Turística de Presidente Epitácio, sempre acompanhados pelos coordenadores e monitores do Curso, onde puderam conhecer um pouco da história do local, seus atrativos, as regras e as peculiaridades, além de utilizarem os equipamentos de comunicação, como suporte às ações externas.

Secretaria de Assuntos Jurídicos

Na terça-feira (12), nos períodos da manhã e tarde, os alunos receberam Dr. Franklin Villalba Ribeiro, Secretário Jurídico da Prefeitura Municipal, Dr. Willian Rodrigues da Silva, Assessor Técnico, que palestraram sobre a função da Secretaria e da sua importância junto a todos os setores da prefeitura, já que a maioria das decisões conta com um parecer jurídico. Eles estavam acompanhados das estagiárias Yona, Carolina e Ana Paula, que falaram sobre suas funções no trabalho do dia a dia. Maiores informações sobre a função da Secretaria, acesse http://www.presidenteepitacio.sp.gov.br/?pagina=negocios_juridicos.html.

Secretário de Turismo

No próximo sábado (16), pela manhã, o Secretário de Turismo e Cultura, Frank Celestino de Oliveira, fará uma palestra para os alunos enfocando os potencial turístico da Estância e o trabalho que está sendo feito para alavancar a economia da cidade e mostrar como a gestão do município pode transformar o que é planejamento em objetivo para os próximos anos.
No período da tarde, os alunos irão até a orla fluvial, onde os instrutores mostrarão as obras que lá foram feitas pela CESP (áreas de lazer), como forma compensatória pela formação do lago e a reforma que está acontecendo, graças aos recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, em função de sermos uma das 70 Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo.

 

Comentários

comentários

Carregar mais em Cidade

Deixe um resposta

Seu email não será publicadoOs campos marcados são obrigatórios *

Quer mais? Veja isso.

Artesp abre processo contra a Cart com multas que podem chegar a R$ 85 mil por problemas na Rodovia Raposo Tavares

Blitz Olho Vivo, realizada pela agência, identificou que a concessionária não solucionou 4…