A bilionária publicidade do governo Lula

Os gastos com publicidade do governo Lula (PT), considerando ministérios, bancos e estatais, podem chegar a 3,5 bilhões de reais em 2025, publicou a Folha de S.Paulo.

Os valores, caso se confirmem, devem superar em 1 bilhão de reais o que foi gasto por órgãos federais no final da gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando os contratos somavam cerca de 2,5 bilhões de reais em valores corrigidos pela inflação.

As cifras do último ano da gestão Bolsonaro levavam em conta 83 milhões de reais gastos por Eletrobras e Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), empresas privatizadas em 2022.

Transparência?
Os órgãos ligados ao governo alegam que a expansão dos contratos melhora a transparência e a promoção de informações sobre as políticas públicas.

Contudo, ela ocorre em meio à crescente queda de popularidade de Lula, que, temendo não ser reeleito em 2026, pressiona o governo a mostrar resultado.

Em janeiro de 2025, o petista demitiu Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência para colocar no lugar o marqueteiro Sidônio Palmeira, que tem a tarefa de melhorar a imagem do governo.

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