A Espanha viu o tráfego em algumas de suas principais rodovias ser interrompido por protestos de agricultores nesta terça-feira (06). A ação faz parte de um movimento mais amplo do agro que toma conta da Europa.
Diversos produtores rurais de diversos países se unindo contra os altos custos de produção, a burocracia excessiva e a concorrência desleal de nações não pertencentes à União Europeia (UE).
“Com diferentes matizes, em toda a UE, temos os mesmos problemas”, disse Donaciano Dujo, vice-presidente da Asaja, uma das maiores associações de agricultores da Espanha, à emissora nacional TVE. “O campo está farto”, disse Dujo.
A Asaja e outras associações do agro haviam convocado protestos para quinta, mas muitos agricultores saíram às ruas com seus tratores já nesta terça, engarrafando o trânsito em todo o país, de Sevilha e Granada, no Dul, até Girona, perto da fronteira com a França.
Assim como os agricultores manifestantes da França, Bélgica, Itália e de Portugal, os agricultores espanhóis estão reclamando do peso crescente da burocracia europeia, dos baixos preços dos produtos e do aumento dos custos.
Gazeta Brasil