Alimentos aparecem entre os itens mais procurados pelos brasileiros nas promoções para a Black Friday
Em tempos de inflação alta e orçamento apertado, a Black Friday deste ano promete ser diferente para muitos brasileiros. Uma pesquisa apontou que 27% dos consumidores começam a pesquisar os preços dos produtos pelo menos três meses da data e a maioria está mais preocupada com os preços de alimentos e outros itens básicos.
A intenção de compra já empata com produtos como eletrônicos ou roupas, geralmente mais procurados nesta época do ano.
Consumidores aguardam por descontos em supermercados com chegada da Black Friday em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV
Nos últimos 12 meses, o preço das carnes aumentou em média 8,33%, o café subiu mais de 29% e o azeite teve um aumento de 32%. Os números mostram como a inflação tem afetado as famílias, e a Black Friday surge como uma oportunidade para quem quer tentar economizar, aproveitando promoções.
Já é possível encontrar ofertas em supermercados, como o azeite, que está sendo oferecido com desconto.
“A gente vê um aumento de vendas muito grande em novembro. Então isso faz com que a gente tenha toda uma preparação hoje de planejamento de estoques de compras com muito tempo de antecedência pra poder suportar essa sazonalidade”, explica
Além disso, a busca por alimentos nas lojas online também tem aumentado. Uma plataforma de vendas registrou um aumento de 190% nas buscas por alimentos e bebidas entre janeiro e outubro de 2024.
G1