
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou, nesta quarta-feira (12), que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 12,8% em fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 120,3 pontos. Além disso, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) também recuou, marcando 109,8 pontos, uma redução de 3,9% em relação a fevereiro de 2024.
Entre os fatores que explicam esse cenário, a FecomercioSP destaca a política monetária do Banco Central, que elevou a taxa Selic para 13,25% em janeiro de 2025. A medida busca conter a inflação, que foi de 4,56% no início do ano e tem previsão de chegar a 5,2% até o final de 2025, mas também impacta o consumo ao reduzir o poder de compra da população.
A pressão sobre o orçamento das famílias se agrava com as despesas sazonais do início do ano, como IPVA, IPTU, matrículas e material escolar. O impacto é maior entre os lares com renda de até 10 salários mínimos, cujo índice de intenção de consumo caiu 4,8%, chegando a 106 pontos.
De acordo com a FecomercioSP, enquanto os componentes de perspectiva profissional e renda atual se mantiveram estáveis, outros indicadores como momento para compra de bens duráveis, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e acesso a crédito tiveram quedas expressivas.
Diante desse cenário, a FecomercioSP orienta as famílias a reforçarem o planejamento financeiro e considerarem alternativas de poupança e investimento. Para as empresas, a recomendação é adotar estratégias de digitalização, diversificação de portfólio e inovação, com foco na sustentabilidade para enfrentar os desafios do mercado.
Gazeta Brasil