Consultor da Red Bull diz que sugeriu infectar pilotos de propósito com coronavírus

Helmut Marko queria reunir todos pilotos, os da F1 e os juniores, em um treinamento conjunto durante o coronavírus. O dirigente diz que “seria o momento ideal” para todos se infectarem e desenvolverem resistência. Ideia foi prontamente descartada

Helmut Marko fez uma sugestão controversa à alta cúpula da Red Bull a respeito de como melhor utilizar o primeiro semestre de 2020, sem corridas por conta da pandemia do coronavírus. O dirigente, consultor da escuderia na Fórmula 1, acredita que seria uma boa reunir todos os pilotos, tanto os titulares quanto os do programa de formação, para uma bateria conjunta de treinamentos – aí todos poderiam contrair a Covid-19, com tempo hábil para se recuperar e “ficar pronto” para o campeonato.

“Nós temos quatro pilotos de Fórmula 1 e oito ou dez juniores”, disse Marko, falando à TV austríaca ORF. “A ideia era organizar um treinamento em que a gente pudesse superar esse tempo mentalmente e fisicamente morto. Esse seria o momento ideal para a infecção vir. Esses são todos jovens em ótimo estado de saúde. Dessa forma, eles ficariam prontos para quando a ação na pista começasse. Você ficaria pronto para o que provavelmente vai ser um campeonato muito duro quando começar”, destacou.

Para Marko é em, com os pilotos doentes se recuperariam por completo e desenvolveriam uma resistência ao coronavírus. Trata-se de uma versão subvertida do ‘efeito rebanho’, ‘efeito rebanho’, pois consistiria em permitir a disseminação de um vírus para gerar imunidade em um grupo. A tática chegou a ser cogitada por chefes de estado nos estágios iniciais da pandemia, mas foi majoritariamente descartada tão logo percebeu-se a real dimensão dos riscos associados ao coronavírus.

Não por acaso, a sugestão de Marko não teve apoio dentro da Red Bull, sendo prontamente descartada.

“[A ideia] não foi bem recebida. O Max, por exemplo, acho que ele está fazendo mais corridas agora do que na temporada real. Ele faz simulador e por vezes compete em várias corridas no mesmo dia. Ao mesmo tempo, eles todos têm seus fisioterapeutas para exercícios físicos. É ideal para se exercitar agora. Se houve uma temporada de 15 a 18 corridas, vai ser muito duro. Não há possibilidade de melhorar seu condicionamento físico durante o ano, então seria ideal usar esse tempo agora”, encerrou.

A F1 planeja começar sua temporada em junho, com o GP do Canadá. Salvo novas mudanças no calendário durante a pandemia, o plano é realizar entre 15 e 18 provas no segundo semestre de 2020, ou mesmo até o começo de 2021.

De Grande Prêmio

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Entertainment
.