
Alguns ingredientes ou pratos podem ser prejudiciais à saúde
Cuidado: veja alimentos do dia a dia que podem matar – No nosso cotidiano, consumimos vários alimentos que são conhecidos por terem nutrientes benéficos à saúde. No entanto, alguns deles também podem ser prejudiciais ao organismo se não preparados ou consumidos corretamente e, em determinadas situações, podem até ser fatais, conheça alguns alimentos em que é preciso ter cautela no consumo.
Batatas – Cuidado se você perceber partes verdes em suas batatas. Isso pode ser um sinal de que a batata está produzindo uma toxina conhecida como solanina, que pode ser prejudicial à saúde ou até fatal se você comer uma determinada quantidade desse tubérculo.
Noz-moscada – Ingerir uma quantidade significativa dessa especiaria pode levar a pessoa a uma condição conhecida como psicose da noz-moscada, que pode ser letal.
Pequi – Nativa do Brasil, a fruta tem espinhos internos afiados que podem se alojar em sua língua, gengivas e palato superior. Uma vez preso, esse espinho pode ser extremamente doloroso e difícil de remover.
Mandioca – Também conhecido como macaxeira, esse alimento está presente em muitos pratos latino-americanos. Se não for preparado adequadamente, o cianeto, encontrado em uma mandioca amarga não processada, pode matá-lo.
Mel – Se não é do tipo pasteurizado, o mel contém toxinas venenosas que podem ser letais.
Leite – Algumas pessoas bebem leite cru direto da vaca. Este é um grande risco, pois o leite não pasteurizado pode levar a infecções mortais, como E. coli e listéria.
Cachorro quente – A salsicha deste lanche pode ser um grande risco de asfixia para crianças com menos de 10 anos.
Margarina – Um estudo canadense da McMaster University descobriu que a margarina pode aumentar as taxas de mortalidade em 34%!
Ovos – Certifique-se de cozinhar os ovos completamente, pois os crus também podem conter salmonella.
Brotos de feijão – Os brotos de feijão cru, às vezes usados em saladas, podem ser um risco porque estão suscetíveis a desenvolverem bactérias, incluindo E. coli, salmonella e listéria.
Frango – Cozinhar muito bem o frango é muito importante. Assegure-se que aquelas partes mais rosas tenham desaparecido completamente. Frango cru pode conter salmonella, o que pode levar à morte.
Pimenta do tipo Bhut jolokia – Essa pimenta, também conhecida como “Ghost Pepper”, pode ser 400 vezes mais quente que o molho de pimenta Tabasco. É tão picante que pode causar convulsões ou até mesmo um ataque cardíaco.
Atum – A intoxicação por mercúrio é muito possível se você consumir excessivamente atum em lata. Então, monitore o consumo desse alimento.
Bacon – Bacon e outras carnes processadas foram associadas ao câncer.
Cereja – Cerejeiras contêm cianureto, o que pode ser fatal!
Mariscos – Alergias a mariscos pode ser muito comum e potencialmente fatal.
Cogumelo – Esse ingrediente é comum em sopas e outros pratos, mas alguns cogumelos silvestres podem ser altamente venenosos.
Marshmallows – O desafio “Chubby Bunny”, uma brincadeira nos EUA que consiste em encher a boca com o máximo de marshmallows, pode levar a asfixia e morte.
Ruibarbo – Enquanto as hastes são perfeitamente seguras, cuidado com as folhas desse vegetal. Elas contêm ácido oxálico e podem ser fatais.
Amêndoas – Amêndoas amargas passam por processo rigoroso para um consumo seguro. Caso contrário, o cianeto que elas contêm em sua forma crua pode levar à morte.
Óleo de rícino – Esse tipo de óleo, também chamado de óleo castor, vem da mamona, que contém uma toxina altamente potente, conhecida como ricina.
Canela – O “desafio da canela!”, envolvendo engolir uma colherada do tempero, foi outra sensação da internet. Mas cuidado com essa brincadeira que pode causar dificuldade para respirar, engasgar ou até mesmo dificultar o funcionamento dos pulmões.
Feijão roxo – Feijão roxo mal cozido contém fitohemaglutinina, o que pode deixá-lo gravemente doente, inclusive levá-lo ao hospital.
Amendoim – Outra alergia alimentar muito comum, o amendoim pode induzir a anafilaxia, levando a problemas respiratórios, choques anafiláticos e perda de consciência.
Peixe baiacu – Considerado uma iguaria no Japão, esse peixe é extremamente venenoso e 10 mil vezes mais tóxico que o cianeto (ou cianureto), segundo o The Guardian. Os chefs especializados precisam ter uma licença para preparar esse peixe perigoso.
Feijão de lima – Essa é outra leguminosa que deve ser bem cozida. A versão crua contém linamarina, que se transforma em cianeto quando consumida.
Tomates – Enquanto os tomates são perfeitamente seguros para o consumo, fique atento para o caule e as folhas, pois contêm venenos alcalinos. Para ser fatal, você teria que comer muito.
San-nakji – Este prato tradicional coreano envolve comer um polvo em movimento! Enquanto o animal está morto quando servido, a atividade do nervo faz com que o bicho se mexa postumamente. As ventosas ativas podem ficar presas na garganta e causar asfixia se consumidas.
Ackee – Esta fruta, nativa da África Ocidental, contém toxinas que podem levar à morte se não forem completamente amadurecidas antes do consumo.
Notícias ao Minuto