Deputados do Espírito Santo Derrubam decisão de Moraes e determinam soltura de Capitão Assumção

O Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) revogou a prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL). A decisão foi tomada, na manhã desta quarta-feira (06), por 24 votos a favor da revogação e 4 votos contra.

Capitão Assumção está preso após ser acusado de descumprir medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao determinar a prisão do deputado, Alexandre de Moraes, do STF, alegou ameaça à segurança de Lula e dos próprios ministro do STF devido publicações no TikTok feitas por Assumção.

A sessão começou às 9h e contou com a presença de todos os 29 parlamentares da Ales. O presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), abriu os trabalhos reforçando o pedido para que os colegas dessem o seu voto com “responsabilidade, serenidade, independência, compromisso com a democracia e ao estado democrático de direito”.

O relator Lucas Scaramussa, do Podemos, fez a leitura do relatório e passou a palavra para o advogado de Assumção, Fernando Dilen, que teve 15 minutos para fazer uma sustentação oral.

A fala voltou para o relator da Comissão Especial, que votou pela revogação da prisão do Deputado Assumção, considerando que a PGR já havia se manifestado contra a prisão e alegando a falta de contemporaneidade dos fatos imputados.

Capitão Assumção está preso preventivamente em uma cela do Quartel da PM, em Maruípe, Vitória.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Política
.