Os italianos foram às urnas neste domingo (25). Na disputa, aparece como favorita a deputada Giorgia Meloni, de 45 anos e líder do partido conservador Irmãos da Itália. “Deus, Pátria, Família”, esse é o slogan usado por Meloni, que vencer, será a primeira premiê mulher da história italiana.
“Deus, Pátria, Família” também é usado pelo presidente Jair Bolsonaro do (PL).
Nas últimas pesquisas, a legenda de Meloni apareceu em empate técnico na liderança com o centro-esquerdista Partido Democrático, liderado por Enrico Letta.
Formando uma coalizão com a Lega, sob Matteo Salvini, o Forza Italia de Silvio Berlusconi e um parceiro de coalizão menor, Noi Moderati, parece provável que a aliança de direita ganhe o poder em Roma. O complicado sistema italiano de premiar coalizões e o Partido Democrata, de centro-esquerda, não conseguiu construir uma aliança grande o suficiente, apesar de ter 21% das pesquisas como partido único.
As urnas abriram às 7h, horário local, e fecharão às 23h. Uma votação de boca de urna está prevista para o encerramento da votação, mas as primeiras projeções podem não chegar até segunda-feira de manhã. Alcançar um consenso político e consolidar qualquer coalizão pode levar semanas e um novo governo só pode chegar ao poder em outubro.
Gazeta Brasil