DORMIR com travesseiros altos pode aumentar o risco de um derrame, sugere um estudo.
O uso de travesseiros estilo “shogun” pode tornar o evento médico fatal mais provável devido à forma como o pescoço se curva, descobriram pesquisadores japoneses.
Os travesseiros de até 16 cm de altura eram populares entre os samurais nos séculos 17 e 19 porque permitiam que mantivessem seus penteados elaborados enquanto dormiam.
Mas o estudo sugere que o uso frequente de travesseiros altos corresponde a cerca de 10% das dissecações espontâneas da artéria vertebral – quando a artéria que fornece sangue ao cérebro se rompe – nos dias modernos.
O Dr. Tomotaka Tanaka, do Centro Nacional de Cérebro e Doenças Cardiovasculares, disse ao Asahi Shimbun: “Há muitas pessoas que usam travesseiros de trigo-sarraceno com travesseiros de baixo retorno ou toalhas em cima deles.
“É aconselhável abster-se de usar travesseiros com mais de 15 cm de altura, porque mesmo que o travesseiro seja macio, ele causa flexão severa do pescoço.”
Aproximadamente 100.000 britânicos sofrem derrames todos os anos, com 35.000 falecendo.
Eles ocorrem quando o suprimento de sangue para o cérebro é interrompido.
Aproximadamente 2% dos derrames isquêmicos – quando o sangue é bloqueado por um coágulo – são causados por dissecações espontâneas da artéria vertebral.
Em pessoas de 15 a 45 anos, a proporção aumenta para 10%.
A condição causa uma pequena ruptura em uma ou mais das três camadas de tecido na artéria, interrompendo o fluxo sanguíneo.
O estudo, publicado no European Stroke Journal, examinou se o uso de travesseiros altos aumentava o risco de dissecações espontâneas da artéria vertebral.
Os pesquisadores acompanharam 106 pacientes tratados em um centro de derrame certificado no Japão entre 2018 e 2023 e mediram seus travesseiros.
Travesseiros altos eram considerados de 12 cm, enquanto 15 cm ou mais eram considerados “extraordinariamente altos”.
Metade sofreu dissecações espontâneas da artéria vertebral, enquanto metade não.
Trinta e quatro por cento daqueles que sofreram a condição tinham travesseiros com mais de 12 cm de altura, enquanto apenas 15% daqueles que não estavam no grupo tinham.
Os pesquisadores disseram que o uso de travesseiros altos empurra o queixo das pessoas em direção ao peito, o que pode danificar os vasos sanguíneos quando elas viram durante o sono.
**Quais são os sintomas de um derrame?**
O método FAST – que significa Face, Braços, Fala, Tempo – é a maneira mais fácil de lembrar os sintomas mais comuns de um derrame:
– F = Rosto caído – se um lado do rosto da pessoa estiver caído ou dormente, peça para sorrir, se estiver desigual, procure ajuda.
– A = Fraqueza no braço – se um braço estiver fraco ou dormente, peça para a pessoa levantar ambos os braços. Se um braço descer, pode ser necessário procurar ajuda.
– S = Dificuldade na fala – se a fala da pessoa estiver arrastada, isso pode ser um sinal de um derrame.
– T = Hora de chamar o 190 (número de emergência no Brasil) – se a pessoa apresentar os sinais acima, é necessário chamar ajuda.
Outros sintomas incluem:
– Fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo
– Dificuldade em encontrar palavras
– Visão embaçada ou perda repentina da visão
– Confusão súbita, tontura ou instabilidade
– Dor de cabeça súbita e intensa
– Dificuldade em entender o que os outros estão dizendo
– Dificuldade em engolir
Gazeta Brasil