Nesta segunda-feira (12), o porta-voz de segurança nacional dos EUA, John Kirby, afirmou que os Estados Unidos se preparam para o que podem ser ataques significativos do Irã ou de seus representantes no Oriente Médio “ainda esta semana” contra Israel.
Em conversa com jornalistas, Kirby informou que a questão foi abordada nesta segunda durante uma conversa entre o presidente Joe Biden e os líderes de França, Alemanha, Itália e Reino Unido, que expressaram preocupações sobre a possibilidade de um ataque.
Ainda nesta segunda, o porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, declarou que as forças de defesa de Israel estão em alerta máximo e que as ameaças inimigas estão sendo levadas a sério.
No entanto, não houve mudanças nas orientações e os movimentos do Irã estão sendo monitorados.
Na semana passada, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falou sobre a tensão enfrentada pela população, pediu paciência e assegurou: “Estamos preparados”.
Israel elevou o nível de alerta das suas forças armadas, e o Pentágono está enviando um submarino com mísseis guiados para a região e acelerando o envio de um segundo porta-aviões.
Na última sexta (09), um vice-comandante da Guarda Revolucionária do Irã declarou estar pronto para cumprir as ordens do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, para “punir severamente” Israel pelo assassinato do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, e do comandante do Hezbollah, Fuad Shukr.
Gazeta Brasil