EUA, Reino Unido, Europa e Canadá bloquearão o acesso russo ao SWIFT

WASHINGTON/BRUXELAS, 26 Fev (Reuters) – Estados Unidos, Reino Unido, Europa e Canadá se moveram neste sábado para bloquear o acesso da Rússia ao sistema internacional de pagamentos SWIFT como parte de outra rodada de sanções contra Moscou, enquanto continua seu ataque contra a Ucrânia.

As medidas, que também incluirão restrições às reservas internacionais do banco central russo, serão implementadas nos próximos dias, disseram as nações em comunicado conjunto.

“Nós nos comprometemos a garantir que um certo número de bancos russos sejam removidos do SWIFT”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o executivo da União Europeia, em comunicado à mídia.

“Isso garantirá que esses bancos sejam desconectados do sistema financeiro internacional e prejudiquem sua capacidade de operar globalmente”.

Ela disse que cortar os bancos russos do sistema os impedirá de realizar a maioria de suas transações financeiras em todo o mundo e efetivamente bloqueará as exportações e importações russas.

Ela disse que os aliados impediriam a Rússia de “usar seu baú de guerra”, paralisando os ativos de seu banco central, congelando suas transações e impossibilitando que o banco central liquidasse seus ativos.

“Finalmente, trabalharemos para proibir os oligarcas russos de usar seus ativos financeiros em nossos mercados”, disse ela.

Os ministros das Relações Exteriores da UE discutirão o pacote de sanções em uma reunião virtual na noite de domingo, a quarta vez que se reúnem em uma semana.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.