Exército apanha nas redes sociais e preocupa militares: “não há comentários positivos”

Uma postagem no Twitter realizada pelo Exército Brasileiro em 30 de outubro as 14:30, informou sobre a chegada de militares do @usarmy ao Brasil para o Exercício #CORE23 / Southern Vanguard 24.

“Durante três semanas, militares do #ExércitoBrasileiro e dos EUA conduzirão operações combinadas de assalto aéreo e na selva em diversos locais. O objetivo principal dessa operação é testar e aprimorar a interoperabilidade entre as nações parceiras.”

A reação do público a essa notícia foi majoritariamente negativa. Uma análise de sentimentos realizada com o auxílio de um sistema de Inteligência Artificial de ponta com capacidade de processamento massivo, revelou que a maioria dos comentários expressava sentimentos negativos em relação à cooperação entre as Forças Armadas brasileiras e os militares dos EUA.

Resposta da IA: ” Embora alguns comentários sejam neutros ou simplesmente questionem a situação sem expressar uma opinião clara, não foram identificados comentários claramente positivos sobre a operação conjunta com os militares norte americanos. A opinião majoritária detectada nos campos de comentários é de desaprovação e preocupação com a cooperação militar no que diz respeito à defesa nacional. Muitos vêem a colaboração como uma ameaça à soberania do Brasil, enquanto outros questionam a integridade e a lealdade das Forças Armadas brasileiras. Palavras como “vergonha”, “covardes”, “traidores” e “melancias” foram frequentemente usadas para descrever a insatisfação com a situação. Muitos questionaram a lealdade das Forças Armadas brasileiras, acusando-as de “trair” o país ao colaborar com os EUA.“

O termo melancia remete a cor verde por fora e vermelho por dentro, o significado seria “militar comunista”. Em algumas postagens os usuários do Twitter utilizaram imagens elaboradas por Inteligência artificial.

Em um cenário político como o atual, onde a soberania nacional e a integridade das instituições são temas recorrentes, a reação do público a essa cooperação militar é um claro reflexo das tensões e desconfianças existentes.

Concluindo: A cooperação militar entre Brasil e EUA, embora tenha objetivos claros de aprimoramento e interoperabilidade, foi recebida com desconfiança e desaprovação por uma parcela significativa da população. O número de comentários majoritariamente contrário ao discurso do Exército deixa claro que a força está perdendo terreno na batalha para emplacar narrativas favoráveis às Forças Armadas nas redes sociais.

Revista Sociedade Militar

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Brasil
.