Governo lança linha de financiamento de R$ 1 bilhão para hospitais filantrópicas

Novo BNDES Saúde aprimora programa antigo voltado ao setor hospitalar

O governo federal lançou na manhã desta quinta (13), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Saúde, uma linha de financiamento de R$ 1 bilhão para instituições filantrópicas de saúde que atendem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O “BNDES Saúde” aprimora um programa antigo, encerrado em setembro do ano passado, voltado para o setor hospitalar. Em 2018, de acordo com o governo federal, essas instituições foram responsáveis por disponibilizar cerca de 129 mil leitos no SUS. O número representa 37,6% do total de leitos disponíveis no país.

O programa será divido em duas prioridades: melhorias de gestão, governança e eficiência de operação; e implantação, ampliação e modernização das instituições.

O financiamento será realizado de forma direta, indireta ou mista, com parte do valor liberada pelo banco público e outra pelo banco repassador. A taxa de juros final será calculada com base na TLP mais 1,3% e spread de risco em operações diretas.

As entidades poderão usar o valor para reestruturação de dívidas com bancos e fornecedores. No caso do uso do recurso para melhoria de gestão, a instituição deverá apresentar um diagnóstico e um plano de ação. O financiamento será parcelado e o embolso será condicionado ao cumprimento das metas propostas no plano de ação.

Diário do Poder

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Economia
.