
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitou nesta sexta-feira (21) o apoio técnico e legal do Tribunal de Contas da União (TCU) para a retomada imediata das linhas de crédito do Plano Safra 2024/2025, que foram suspensas na quinta-feira (20). A interrupção ocorreu devido ao atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que comprometeu a continuidade do financiamento.
De acordo com o Tesouro Nacional, todos os programas destinados a grandes produtores foram interrompidos, enquanto as linhas de crédito para pequenos produtores e a agricultura familiar continuam em funcionamento. A alta da Selic, que eleva o custo do financiamento, também foi apontada como um fator relevante para a decisão.
O governo agora busca alternativas para restabelecer os financiamentos por outras vias de crédito, e conta com o respaldo do TCU para viabilizar essa retomada. O ministro Haddad, em entrevista nesta sexta-feira, destacou que o próximo Plano Safra será o “mais robusto da história”, com um volume de crédito superior a R$ 485 bilhões para atender aos pequenos, médios e grandes produtores.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que representa os interesses do setor no Congresso Nacional, se manifestou contra a suspensão das linhas de crédito e criticou a gestão dos recursos públicos. Em nota, a FPA afirmou que “culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema”, e acrescentou que a “má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários”.
Em janeiro, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já havia anunciado discussões para um novo Plano Safra, com o objetivo de estimular a produção agropecuária e reduzir os preços dos alimentos. O governo espera que a solução para a suspensão das linhas de crédito seja encontrada rapidamente, garantindo o fluxo de recursos necessários para o setor.
Gazeta Brasil