Ao todo há seis locais que podem ser visitados por mergulhadores de todos os níveis.
O Governo do Estado de São Paulo lançou a segunda edição do guia Roteiros de Mergulho, que tem como um dos destinos o Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP). Confira na reportagem todos os pontos que podem ser visitados.
O objetivo da cartilha é fornecer uma ferramenta para os mergulhadores de todos os níveis para ajudá-los a explorar com segurança e aproveitar ao máximo a experiência subaquática.
Além disso, durante o mergulho, o interessado terá a oportunidade de fazer parte de um projeto de ciência-cidadã, contribuindo diretamente para a preservação dos ecossistemas marinhos.
Ao observar e registrar espécies, como peixes, corais e outros organismos, o mergulhador pode ajudar pesquisadores a monitorar a saúde dos oceanos e detectar mudanças ambientais. Os registos podem ser publicados nas redes sociais com as hashtags #mergulhosp e #roteirosdemergulhosp e marcando a página do projeto @fundacaoflorestal.
Ao todo há oito pontos de mergulho em Presidente Epitácio (SP), segundo o guia — Foto: Assessoria de Imprensa
Presidente Epitácio
Localizada às margens do Rio Paraná, a orla fluvial possui sete quilômetros de extensão, proporcionando um cenário espetacular para mergulhadores, com vistas deslumbrantes do rio e do pôr do sol, já premiado como o mais bonito do Brasil.
Conforme o guia, às margens do rio, há oportunidade de explorar a história local através do mergulho. Há lugares como o antigo Bar do Chicão, o cais do porto, o estaleiro Mecca e até um guindaste a vapor estão disponíveis para serem explorados.
Além desses pontos, há naufrágios na frente do píer e o Paredão dos Peixes, onde é possível encontrar várias tocas e observar uma diversidade de peixes.
Os pontos possuem grande diversidade de vida marinha e é possível avistar peixes como tucunaré, raias, tilápia, cascudo, cascudo-abacaxi, piau, curvina, piapara, pacu e armal, tornando a observação da vida aquática uma experiência fascinante.
Como chegar
É importante observar previamente as condições climáticas, de navegação e de fundeio. Os pontos de mergulho podem ser acessados via terra, ao longo das margens do rio.
Confira os pontos presentes no Rio Paraná:
Ponto 1 – Antigo Bar do Chicão
- GPS: 21°45’42.7”S 52°08’32.6”W
- Profundidade: 3 a 10 metros
- Características: Bar e restaurante frequentado pelos pescadores e população local. Conserva em seu cenário objetos do local, como pranchas de mesa e panelas. É possível observar também destroços de uma piscina, onde funcionava o antigo Camping Belvedere. Com acesso facilitado pelas bordas do Rio Paraná, é um mergulho ideal para iniciantes, com uma boa visibilidade do local.
Ponto 2 – Antigo Cais do Porto
- GPS: 21°45’18.0”S 52°06’20.0”W
- Profundidade: 12 a 15 metros
- Características: Abriga a estrutura do cais onde os navios realizavam suas operações desde os anos de 1960 até a década de 1990. A visibilidade da água atinge aproximadamente 10 metros. Com entrada fácil pelas margens do Rio Paraná, esse local requer um mergulho mais preciso, pois ali há um fluxo grande de navegação.
Ponto 3 – Antigo Estaleiro Mecca
- GPS: 21°45’18.4”S 52°06’18.6”W
- Profundidade: 15 metros
- Características: Produzido de madeira de lei, como a peroba-rosa e o ipê, nesse local encontra-se o estaleiro onde eram construídos os barcos de navegação da época. A visibilidade é de até 10 metros e o acesso simplificado é feito pelas margens do Rio Paraná. Ideal para mergulhadores iniciantes.
Ponto 4 – Antigo Guindaste a Vapor
- GPS: 21°45’34.0”S 52°06’37.0”W
- Profundidade: 8 a 15 metros
- Características: Utilizado na década de 1950 para operações portuárias de carga e descarga, como de madeiras que chegavam por meio de balsas. A entrada é facilitada pelas margens do Rio Paraná e é indicada para mergulhadores iniciantes. Na superfície, hoje encontra-se um cais construído com madeira de lei.
Ponto 5 – Naufrágios na Frente do Píer
- GPS: 21°45’32.9”S 52°08’24.3”W
- Profundidade: 10 a 18 metros
- Características: Reúne três embarcações feitas de madeira de lei, que operaram da década de 1960 até meados dos anos 1980. Entre elas, localizada na frente do píer, está a que transportava gado. Possui profundidade de 10 a 15 metros, além de boa visibilidade e acesso através das margens do rio. Ideal para quem quer fazer um mergulho mais avançado. No local, há também cardume de piranhas.
Ponto 6 – Paredão dos Peixes
- GPS: 21°45’43.0”S 52°08’33.0”W
- Profundidade: 5 a 20 metros
- Características: Na encosta do Rio Paraná, através das aberturas nas paredes, vivem várias espécies de peixes como tucunaré, pintado e piau, além do armal, o mais popular.
Presidente Epitácio, Rio Paraná — Foto: Heloise Hamada/G1
Mergulho com o mínimo de impacto
O guia ainda reforça que os principais impactos causados pelo mergulho, especialmente em costões rochosos, estão relacionados ao uso inadequado das nadadeiras, que pode provocar a quebra de organismos fixados nas rochas, além de levantar sedimentos do fundo do mar.
Outro impacto comum ocorre quando os mergulhadores tocam os animais e plantas marinhas, o que pode resultar em quebras ou deslocamentos. Portanto, o guia ressalta que é fundamental evitar qualquer contato direto com a fauna e flora subaquática.
Além disso, o projeto orienta que para garantir que todos possam continuar apreciando a beleza cênica submersa de nosso litoral, é importante que os mergulhadores sigam outras boas práticas:
- nunca remova organismos, conchas ou rochas do ambiente marinho e não leve qualquer elemento como recordação;
- não alimentar os peixes e outros animais, pois isso pode desequilibrar o ecossistema.
Para a segurança, o guia orienta que os mergulhadores sigam as orientações durante todo o mergulho, use equipamentos adequados e, ao voltar para a superfície, traga apenas lembranças do que vivenciou.
Como participar
Para participar, os interessados devem verificar as características dos pontos de mergulho e escolher um local adequado ao seu nível de experiência. É necessário confirmar se há necessidade de agendamento e os horários de funcionamento.
Em alguns casos, o mergulhador vai precisar de um guia especializado. É preciso se informar sobre a disponibilidade e as formas de contratação.
Neste caso, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo pelo telefone (18) 99641-4893 e com a Fundação Florestal pelo número (11) 2997-5000.
Guia Roteiros de Mergulhos
Conforme o Governo do Estado, o guia Roteiros de Mergulho mapeia 99 pontos da prática em destinos do litoral e de grandes represas no interior paulista.
A publicação é voltada tanto para iniciantes quanto para mergulhadores experientes e inclui dicas de segurança, informações sobre ecossistemas locais, mapas georreferenciados e dados sobre correntes marítimas.
Confira o guia completo de todos os pontos de mergulho no Estado de São Paulo aqui.
G1